Dependência digital e funcionamento e situação económica familiar
: estudo quantitativo com jovens adultos

• Miguel Magalhães Ferreira (Aluno)

Este estudo insere-se no projeto de investigação, intitulado de “Economic Hardship, parenting role and child behaviour problems”, integrado no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH). O objetivo deste estudo foi o de analisar a relação entre a situação económica do agregado familiar, o funcionamento familiar global e a dependência digital em jovens adultos entre os 18 e os 25 anos. Foi administrado um inquérito online, que incluiu um questionário sociodemográfico, questões para avaliar a situação económica, a escala do funcionamento familiar global do Family Assessment Device e o Internet Addiction Test. Este inquérito foi aplicado a 108 jovens adultos de diferentes zonas do país. Na análise de dados, foram testadas as associações e diferenças entre a situação económica, o funcionamento familiar e a dependência digital. Os dados foram analisados com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences da IBM. Não foram encontradas associações entre a dependência digital e o funcionamento familiar global. Também não foram encontradas associações entre a situação económica e a dependência digital. Contudo, foi possível observar uma associação positiva, entre o género feminino e o funcionamento familiar saudável, e uma associação positiva entre a perceção do nível socioeconómico baixo e um funcionamento familiar global problemático.
Data do prémio10 jul. 2023
SupervisorLuísa Ribeiro (Supervisor) & Raquel Matos (Co-Orientador)

• Situação económica
  • Dificuldades económicas