Dependência funcional e auto-estima na pessoa com ferida crónica

• Lisa Adriana Vieira Lino (Aluno)

Por detrás da ferida existem múltiplos factores, a cicatrização é um processo complexo dependente de diversos factores, muitos deles intrínsecos à pessoa. O profissional de saúde deve ter uma visão ampla no que se refere ao tratamento da ferida crónica, não se deve centrar apenas na realização de tratamentos. É fundamental entender a pessoa com ferida no sentido mais lato e holístico, esta é uma realidade muito mais abrangente. Através da revisão bibliográfica efectuada e com base nos estudos anteriores existentes, foi definido um quadro conceptual que serviu de suporte teórico ao nosso estudo. Este quadro conceptual permitiu estabelecer as relações hipotéticas existentes entre os diferentes conceitos em estudo e definir as hipóteses de estudo. Temos como principal objectivo compreender de que forma o nível de dependência funcional originado pela presença de uma ferida crónica irá afectar o quotidiano da pessoa com ferida crónica e consequentemente a sua auto-estima. Para tal foi elaborado um estudo do tipo descritivo, transversal, correlacional, não experimental inserido numa metodologia quantitativa. Foi utilizada uma amostra do estudo constituída por 58 indivíduos com ferida crónica, que se encontram sob cuidados diferenciados, em lar residencial e na Rede de Cuidados Continuados Integrados, nesta última no âmbito do domicílio e de unidades institucionais, a nível do Barlavento Algarvio. A técnica utilizada foi de amostragem por conveniência. Os resultados encontrados relacionam positivamente o nível de dependência funcional e o nível de auto-estima do sujeito em estudo. A dor e nível de auto-estima não apresentaram nestas amostra diferenças significativas. Não se verificou relação entre a idade da ferida e o nível de auto-estima, assim como não se verificou relação entre o suporte familiar e o nível de auto-estima. Por último constataram-se diferenças significativas entre a etiologia da ferida e o nível de dependência funcional.
Data do prémio29 mai. 2013
SupervisorHugo Amaro (Supervisor)