Desafios para a educação de surdos em escola pública do Distrito Federal

  • Jefferson Teixeira Maciel (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

A elaboração deste trabalho, requisito final para obtenção do grau de Mestre em Organização e Administração Escolar, tem como principal objetivo analisar e compreender como sucedeu o processo da Educação Inclusiva nas Escolas Públicas do Distrito Federal e os desafios enfrentados por alunos com deficiência auditiva e professores. Uma vez que a Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS é a primeira língua aprendida por uma pessoa surda, vale destacar sua importância, consequentemente o processo histórico da legislação que versa sobre a educação inclusiva no Distrito Federal, as principais políticas públicas desenvolvidas para atender alunos surdos. Além disso, fez-se uma análise da legislação vigente no Brasil e a legislação distrital, para melhor retratar a realidade da educação inclusiva no Distrito Federal e, particularmente, compreender o que de fato acontece nas escolas públicas, com o objetivo de aprimorar o conhecimento. Portanto, é necessário conhecer a realidade do cotidiano dos alunos com deficiência auditiva nas escolas e recolher informações sobre os principais desafios enfrentados por eles e pelos professores que os ensinam. Mas, para que se possa ter noção da total realidade vivida por eles, serão realizadas entrevistas e conversas informais para se ter mais esclarecimentos sobre a rotina diária de cada um deles: gestores, professores, servidores, alunos, pais e profissionais da educação que atuam nos serviços auxiliares aos professores, pais e alunos. A partir de então, será realizado um estudo de caso e exposição desses principais desafios.
Data do prémio21 nov. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Alberto Vilar Estevão (Supervisor)

Keywords

  • Deficiência auditiva
  • Linguagem de sinais
  • Políticas públicas

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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