Descobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professora

• Maria Emília Loureiro Ferreira Pinto (Aluno)

Em termos metodológicos, este relatório insere-se no âmbito das investigações qualitativas do tipo interpretativo, privilegiando a interpretação na procura de sentidos. Inscreve-se num processo de reflexão alicerçado em dois eixos: - identificação de momentos formadores na/da profissão; - reinterpretação desses momentos, fazendo emergir sentidos. Na tentativa de compreender com quem e como aprendi o meu ser, o saber e o saber-fazer profissional, fui ‘descobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professora’. A um tempo narradora e investigadora, dotada de um saber hermenêutico tornado possível pelas lentes teóricas convocadas, apercebi-me de que a minha identidade profissional se tem caracterizado como processo continuado de construção, baseado em três fatores promotores, facilitadores, que foram comuns aos trêsmomentos selecionados: o trabalho com os outros, a supervisão (essencialmente entendida no conceito horizontal/colaborativo) e a disponibilidade para aprender. O que que aqui se apresenta não é uma história linear, mas três momentos significativos e formadores de um percurso profissional estruturado em fases. É o resultado da interação dinâmica entre narração e reflexão, num olhar em perspetiva evolutiva. Na última parte, dá-se igualmente conta de perspetivas presente-futuro.
Data do prémio28 out. 2014
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

• Identidade profissional
  • Supervisão e colaboração