A Frente Atlântica do Porto é uma associação de municípios recentemente constituída por Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. No atual contexto da governança, da organização do Estado português e dos seus diferentes níveis de poder no território nacional, os três municípios veem vantagens na coordenação de esforços com vista ao desenvolvimento dos respetivos territórios e populações. Neste estudo analisamos o impacto sobre o Desenvolvimento como Liberdade de três cenários organizacionais alternativos para a Frente Atlântica do Porto: i) O cenário presente, de existência da Frente Atlântica do Porto, enquanto associação de municípios, sem outras alterações na organização do Estado português (FAP 1); ii) O cenário de existência de Frente Atlântica do Porto com a eleição direta da Área Metropolitana do Porto (FAP 2); iii) O cenário de existência da Frente Atlântica do Porto com a eleição direta da Área Metropolitana do Porto e a eleição pelos municípios das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR (FAP 3). A análise de impacto contempla as dimensões correspondentes às liberdades instrumentais propostas por Amartya Sen: i) liberdades políticas; ii) disponibilidades económicas; iii) oportunidades sociais; iv) garantias de transparência; v) proteção social. Os resultados mostram que a mera existência da Frente Atlântica do Porto (FAP 1) tem impactos positivos sobre o Desenvolvimento como Liberdade dos três municípios. Os resultados mostram também que os cenários alternativos acentuam esses efeitos positivos, ao reforçarem a capacidade de atuação ao nível metropolitano (FAP 2 e FAP 3) e ao nível regional (FAP 3) do Estado português.
Data do prémio | 20 jul 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Leonardo Costa (Supervisor) |
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- Desenvolvimento como liberdade
- Frente Atlântica do Porto
- Estado português
- Governança
- Poder local
Desenvolvimento como liberdade: o caso da Frente Atlântica do Porto
Maia, T. M. F. T. D. C. (Aluno). 20 jul 2016
Tese do aluno