Desenvolvimento da linguagem no jardim de infância em crianças com NEE
: um estudo de caso

  • Maria Virgínia Moreira Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Em geral, o processo de aquisição da linguagem decorre de forma natural na vida da criança. Todavia, reconhecida a sua importância para a adaptação psicossocial da criança, presente e futura, tem sido sublinhada a importância de identificar possíveis dificuldades, ou atrasos, no desenvolvimento linguístico e promover as habilidades necessárias, ao nível da educação pré escolar. Neste contexto, este é um estudo de caso que tem os objetivos de caraterizar a diversidade de habilidades linguísticas de uma criança pré-escolar com indicação de atraso de desenvolvimento da linguagem, e de avaliar o impacto de um programa de estimulação do seu desenvolvimento, em contexto escolar. As participantes principais são pois uma menina de 7 anos de idade com dificuldades de desenvolvimento da linguagem e a educadora que desenhou e implementou um programa para a aquisição de 11 comportamentos linguísticos (33 sessões). Também a mãe, a educadora titular, a professora de educação especial e a terapeuta da fala forneceram informação. A recolha de dados decorreu em três fases, nomeadamente antes, durante e depois, da implementação do programa. Como instrumentos de recolha de dados utilizaram-se a entrevista, anamnese, Lista de Registo de Comportamentos- Linguagem do programa Portage, Teste Identificação de Competências Linguísticas, Prova Avaliação de Capacidades Articulatórias, Avaliação do Desempenho Linguísticas nas Sessões, e análise do processo escolar. A avaliação pré programa sugere atraso no desenvolvimento linguístico nas dimensões semântica, morfossintática e fonoarticulatória, e não tanto na dimensão pragmática, atraso possivelmente associado a problemas de sua saúde física e a factores de natureza sociocultural. A avaliação ao longo das sessões sugere evolução positiva em 7 dos 11 objetivos linguísticos. Comparando as habilidades linguísticas antes e após o programa, verificou-se uma progressão positiva especialmente ao nível do conhecimento lexical e morfossintáctico e, embora de modo menos expressivo, ao nível fonoarticulatório. Os resultados são discutidos bem como algumas limitações deste estudo.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria João Carapeto (Supervisor)

Keywords

  • Desenvolvimento da linguagem
  • Perturbações da linguagem
  • Intervenção precoce
  • Pré escolar

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

Citação

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