O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” decorrente do 15º curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Através de metodologia descritiva e reflexiva, aborda o processo de aquisição de competências comuns e específicas, na assistência à pessoa em situação crítica nos contextos de estágio de Serviço de Urgência e de Emergência Extra-Hospitalar, fazendo também uma breve referência ao estágio do 1º ano numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Realizou-se uma reflexão sobre a importância da segurança e da qualidade nos cuidados de enfermagem, como temática central, salientando-se a importância da implementação de políticas e estratégias que reduzam os incidentes durante a prestação de cuidados, como também, a importância do cumprimento das regras e da procura da melhor e mais atual evidência científica por parte dos enfermeiros. No estágio do 1º ano do curso foi possível desenvolver um trabalho relacionado com a abordagem à família da pessoa em situação crítica com o objetivo de satisfazer as suas necessidades e facilitando também a conduta de atuação dos profissionais de enfermagem. Em contexto de Serviço de Urgência e de Emergência Extra-Hospitalar, tendo por base os domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, no domínio da prática profissional ética e legal, foi desenvolvida a capacidade de execução de práticas com base nas normas legais, nos princípios éticos e na deontologia profissional respeitando os direitos humanos. No domínico da melhoria contínua da qualidade foram realizados trabalhos sobre o transporte secundário da pessoa em situação crítica e sobre os contributos da supervisão clínica em enfermagem que visaram colaborar nos programas de melhoria contínua e desenvolver práticas seguras e de qualidade. Quanto ao domínico da gestão dos cuidados destaca-se a capacidade de gestão de cuidados e de recursos otimizando a resposta da equipa e, por fim, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens o desenvolvimento do autoconhecimento e da assertividade. As pesquisas de literatura realizadas, as reflexões e atividades desenvolvidas, os cuidados prestados e as experiências vividas contribuíram para o crescimento profissional e pessoal, promovendo o pensamento crítico-reflexivo enquanto Mestre e Enfermeira Especialista. Todo este percurso trouxe implicações para a prática profissional, pois, permitiu desenvolver conhecimentos e competências alicerçadas na investigação contribuindo para a resolução de problemas e para a gestão de qualidade em saúde.
| Data do prémio | 28 jun. 2023 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Irene Oliveira (Supervisor) |
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- Pessoa em situação crítica
- Segurança
- Qualidade
- Supervisão clínica
Desenvolvimento de competências para um cuidado de enfermagem seguro e de qualidade
Saraiva, M. B. (Aluno). 28 jun. 2023
Tese do aluno: Dissertação de mestrado