O setor dos serviços é um dos que mais tem crescido ao longo dos últimos anos, assumindo-se como setor dominante. A elevada concorrência existente no setor industrial, tem vindo a ser um dos motivos para se desenvolver o conceito de servitização. O investimento de algumas empresas pertencentes ao setor industrial em serviços, permite que esta seja uma caraterística diferenciadora quando comparada com a concorrência, criando valor para a Organização. Este processo é denominado por servitização. Este trabalho foi realizado em contexto organizacional na Adira - Metal Forming Solutions. Esta empresa pertencente ao setor industrial desde 1956, encontra-se num processo de servitização. A busca por um departamento de Service de excelência, que proporcione uma vantagem competitiva quando comparada com a concorrência foi a motivação para o desenvolvimento deste trabalho. O projeto assenta no desenvolvimento de Key Performance Indicators, que quando avaliados em conjunto e com bom desempenho deverão conduzir o departamento ao sucesso. A medição, monitorização e análise dos diferentes KPI’s embora não esteja incorporada no processo de desenvolvimento dos mesmos é um dos pontos mais importantes, pelo que também está incorporada no trabalho. Para isto recorreu-se à elaboração e desenvolvimento de uma ferramenta de gestão denominada Tableau de Bord. Esta ferramenta foi implementada e funciona como apoio à tomada de decisão da gestão de topo.
Data do prémio | 6 jul. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Jorge Julião (Supervisor) |
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- Indicadores de avaliação de desempenho
- Serviços
- Servitização
- Estudo de caso
- Indústria metalomecânica
- Mestrado em Gestão de Serviços
Desenvolvimento de Key Performance Indicators para os serviços : o caso da Adira
Teixeira, B. F. D. M. (Aluno). 6 jul. 2016
Tese do aluno