O Setor Agroalimentar Português é um dos pólos estratégicos da economia portuguesa. O papel das pequenas e médias empresas (PME) que compõe o setor é cada vez mais importante, uma vez que estas representam a maioria do tecido empresarial português. A falta de recursos e de informação sobre os mercados externos são reconhecidos como os grandes obstáculos à internacionalização das PME. O desenvolvimento das capacidades internas é considerado a chave para o sucesso nos mercados estrangeiros. A PortugalFoods, sendo uma das principais organizações de apoio à inovação e internacionalização deste setor, identificou a necessidade de um instrumento capaz de medir as capacidades de internacionalização das PME. Assim, este estudo, é realizado no âmbito de um estágio na PortugalFoods e visa desenvolver este instrumento. Foram analisados oito modelos de avaliação das capacidades de internacionalização, comparados com os critérios estabelecidos na literatura e com os objetivos estabelecidos pela PortugalFoods. O inquérito que operacionaliza o modelo de Knight & Kim (2009), completado por Zhou et. Al (2010), foi enviado a 162 empresas do setor e participantes nas ações desenvolvidas pela PortugalFoods. Com base nas 50 respostas válidas, utilizou se a análise fatorial exploratória com finalidade confirmatória para validar o modelo no contexto português. Os modelos originais foram parcialmente validados. Um modelo de avaliação das capacidades de internacionalização das empresas agroalimentares portuguesas foi proposto e totalmente validado, combinando quatro constructos também formalmente validados em outros contextos: atualização contínua de conhecimento, orientação internacional, capacidades de marketing internacional e capacidades de inovação internacional.
- PME
- Setor agroalimentar
- Capacidades
- Internacionalização
Desenvolvimento de um instrumento de avaliação das capacidades de internacionalização das empresas do setor agroalimentar português
Pereira, S. C. D. S. (Aluno). 13 jul. 2017
Tese do aluno