Desenvolvimento de um questionário de literacia em saúde mental para cuidadores formais de pessoas idosas
: secção cuidador

  • Jéssica Marques Batista (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo está integrado no projeto “Expanding Mental Health Literacy” e teve como objetivo o desenvolvimento da versão preliminar dos itens de um novo questionário para avaliar os níveis de literacia em saúde mental de cuidadores formais de pessoas idosas, considerando as necessidades de saúde mental destes profissionais. O estudo foi desenvolvido ao longo de três fases: 1) revisão de literatura, 2) geração de itens e 3) reflexão falada. A revisão da literatura permitiu identificar os problemas de saúde mental mais associados à prestação de cuidados formais a pessoas idosas, as principais dimensões do construto de literacia em saúde mental em adultos, bem como exemplos de itens para avaliação deste construto. A geração de itens a partir da revisão da literatura, seguiu a matriz conceptual desenvolvida entre as dimensões da LSM e os principais problemas de saúde mental associados à prestação de cuidados formais a pessoas idosas. Neste processo, realizaram-se reuniões de brainstorming e consulta de especialistas. A última fase consistiu na reflexão falada dos itens gerados, com cinco cuidadores formais de pessoas idosas. Esta fase permitiu avaliar a compreensão dos itens, conduzindo a reformulações em alguns e ao desenvolvimento de novos itens. O principal resultado deste estudo foi o desenvolvimento de 113 itens que constituirão a versão experimental do LSMq CFI – secção cuidador.
Data do prémio12 jul 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuísa Campos (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador)

Keywords

  • Questionário
  • Literacia em saúde mental
  • Cuidadores formais
  • Pessoas idosas
  • Problemas de saúde mental de cuidadores formais de pessoas idosas

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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