No atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, onde a emergência da globalização e da sociedade de conhecimento exige outras respostas por parte de toda a comunidade educativa. Neste sentido, consideramos que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e socila, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. O presente estudo pretende avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” para o desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nivel da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nivel pessoal, quer ao nível profissional. Outro objetivo diz respeito à análise da avaliação qualitativa efetuada pelos jovens que participaram na formação. A formação foi realizada com jovens do 10º ano de escolaridade, em cinco escolas diferentes (N=92). Os resultados demonstraram um aumento nos indices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação. Relativamente à avaliação qualitativa realizada pelos jovens acerca da formação, podemos verificar uma avaliação positiva, uma vez que que estes mostraram ter realizado aprendizagens importantes com o mesmo.
Data do prémio | 27 abr. 2015 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Formação
- Desenvolvimento pessoal
- Promoção de competências
- Contexto escolar
- Sucesso escolar
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Desenvolvimento pessoal nas escolas: a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras : um estudo de caso múltiplo
Costa, L. R. C. D. (Aluno). 27 abr. 2015
Tese do aluno