O presente estudo tem como finalidade adaptar para a população portuguesa o questionário Positive Youth Development, desenvolvido por Richard M. Lerner, Jacqueline Lerner, Erin Phelps, colegas e alunos (2010). A sua pertinência prende-se com o facto de este questionário ter subjacente uma matriz teórica inovadora e abrangente, que permite uma melhor compreensão do desenvolvimento da adolescência. Além disso, pode ainda apoiar o desenvolvimento e avaliação de intervenções neste âmbito visto que, os programas desenvolvidos até ao momento têm como enfase a prevenção em detrimento da promoção de comportamentos e atitudes adaptativas. Com base em dois estudos, com o recurso às amostras do M0 (n=670) e M1 e M2 (n=351), o instrumento foi estudado em termos de validade e fidelidade. Os resultados obtidos indicam a adequação do modelo sendo que no M0, c²= 121.270, p <.001, c²/gl = 1,661, CFI = .973, PCFI=.676 e RMSEA = .036 , no M1 e M2, c²= 107.573, p <.001, c²/gl = 1,606, CFI = .943 PCFI =,943 e RMSEA = .043.Compreende-se ainda a existência de validade convergente e discriminante, através da aplicação do questionário SDQ e fiabilidade do tipo temporal, considerando que os resultados não apresentam diferenças significativas entre os dois momentos de avaliação e se correlacionam de forma positiva. Estes dados parecem assegurar a validade e fidelidade do questionário do Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes, versão portuguesa.
Data do prémio | 21 fev. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Cesar Azevedo Dias (Supervisor) |
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- Adolescência
- Desenvolvimento positivo dos jovens
- Adaptação
- Estudo instrumental
- Mestrado em Psicologia da Educação
Desenvolvimento positivo dos adolescentes: estudo de adaptação da versão portuguesa de um questionário
Tinoco, A. D. C. H. (Aluno). 21 fev. 2014
Tese do aluno