Desenvolvimento, produção e controlo de qualidade de produtos vegetais desidratados

• Joana Patrícia Rodrigues Gonçalves (Aluno)

O presente relatório tem como objetivo descrever todas as atividades realizadas durante oestágio académico efetuado na Frueat – produtos alimentares, Lda., sedeada no Porto e comunidade industrial em Viseu, com vista à conclusão do Mestrado em Biotecnologia e Inovação– Ciência Alimentar.A Frueat, é uma empresa de produção de produtos alimentares desidratados, maisespecificamente fruta e legumes. Para este fim, a empresa recorre primeiramente a produtoscom pouca ou nenhuma aceitação no mercado devido às suas características físicas, comocalibre impróprio e aspeto visual medíocre, conseguindo assim fazer um reaproveitamento dosalimentos combatendo o desperdício alimentar. O estágio desenvolveu-se na unidade fabril daFrueat, em Viseu, com a duração de seis meses. Neste estágio, foi-me possível trabalhar emdiversas áreas da industria alimentar e nutrição, como: segurança alimentar, no que diz respeitoao seu controlo, medição de teor de água e atividade da água, implementação de um sistema desegurança alimentar, com base no sistema HACCP, e montagem de um laboratório; controlo dequalidade alimentar, fazendo o tratamento de reclamações e teste de prateleira dos produtos;análise sensorial, realizando o controlo da qualidade do produto final e análise sensorial denovos produtos; no desenvolvimento de novos produtos, aumentando a linha de produtoslaminados da marca Fruut e criando uma nova marca, Veegs, para hortícolas e tubérculoslaminados. No decorrer deste estágio, acompanhei a construção e montagem das novasinstalações da empresa em Viseu, colaborando na estrutura da planta e na escolha deequipamentos e utensílios. Ao longo do estágio e elaboração do presente relatório, foi realizada uma alargada pesquisa cientifica sobre os temas abordados.Neste sentido, o estágio permitiu organizar o sistema de segurança alimentar, melhorando as práticas diárias que se traduziram num melhor funcionamento da empresa, e melhorar o posicionamento da empresa no mercado, e aumentando o seu valor, através do lançamento de novos produtos. Nesta empresa, pude colecionar uma experiência enriquecedora e estimulante na medida em que me permitiu um contacto direto com a realidade da industria alimentarportuguesa.
Data do prémio11 abr 2017
SupervisorOrlando Filipe Sobral de Oliveira Simões (Supervisor)

• Mestrado em Biotecnologia e Inovação