Desenvolvimento profissional do professor
: supervisão & avaliação

  • Joana de Lourdes Marques dos Santos Diani (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente dissertação tem como tema «Desenvolvimento Profissional dos Professores: Supervisão e Avaliação». A partir desta temática pretende-se estudar como as práticas de Supervisão Pedagógica e de Avaliação do Desempenho Docente contribuem para o Desenvolvimento Profissional dos Professores. Estudos recentes revelam que «a formação de um profissional não pode ser confundida com a mera frequência de cursos (Machado et al., 2014, p. 149, 154, 155)». Ao profissional da educação, é fundamental que a sua formação esteja ligada também aos aspetos concretos da vida da escola e do trabalho que o Professor tende a desenvolver (ibidem). As práticas de Supervisão Pedagógica e de Avaliação do Desempenho Docente são as estratégias mais indicadas nas últimas décadas, para permitir maior envolvimento dos docentes na vida da escola. Porque, a Supervisão Pedagógica não se limita simplesmente à fase da formação inicial da carreira do professor, «é um processo, contínuo e dinâmico, que tem em conta o desenvolvimento profissional do professor (Alarcão & Tavares, 2013)». E a Avaliação de Desempenho, quando elaborada de forma sistemática e científica, ajuda a identificar as causas deficientes; possibilita estabelecer uma perspectiva de desenvolvimento com a participação ativa do próprio professor; fornece indicadores, critérios e objetivos para que cada participante do processo busque o máximo do seu desempenho (Friozi, 2009). Para a materialização deste estudo, baseamo-nos em procedimentos dos dois modelos de investigação de referência: o método qualitativo e o método quantitativo. E como instrumento de recolha de dados: o questionário, a entrevista semi-estruturada e a análise documental. Seguiu-se a análise dos conteúdos, categorizando os dados da entrevista. O que permitu chegar às primeiras considerações de que os membros da Direção da Escola e os Professores reconhecem e estão conscientes da importância e da necessidade da Supervisão Pedagógica e da Avaliação do Desempenho Docente a que são submetidos, o que facilita a implementação de novos métodos e práticas que promovam o seu desenvolvimento.
Data do prémio20 jun 2018
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

Keywords

  • Desenvolvimento
  • Profissional
  • Professores
  • Supervisão e avaliação

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'