Desenvolvimento profissional e observação de aulas
: um olhar sobre um percurso profissional

• Sónia Isabel Pereira Ramos (Aluno)

O presente trabalho é o produto construído e reconstruído de atos de reflexão sobre o meu percurso profissional, onde através da seleção de três dos seus momentos mais significativos, se realiza uma análise reflexiva dos mesmos, sustentada nos quadros teóricos disponíveis. O texto que se apresenta está organizado em redor de dois grandes vetores que se interpenetram – desenvolvimento profissional e observação de aulas. Este relatório evidencia a absoluta necessidade do desenvolvimento profissional do professor, num tempo de incerteza, imprevisibilidade, complexidade, ambiguidade e acelerada mudança que caracteriza a sociedade atual e que coloca à escola e, em particular, aos professores, muitos e diferentes desafios aos quais é imperioso dar resposta. Neste contexto, clarifica-se o conceito de desenvolvimento profissional e analisam-se os cinco modelos de desenvolvimento profissional apresentados por Marcelo (1999). Para além disso, examinam-se diversos dispositivos promotores do desenvolvimento profissional, nomeadamente: a reflexão; a supervisão e, no seu seio, a observação de aulas; a investigação e a colaboração, avaliando-se, também, o seu impacto no desenvolvimento profissional do professor. Assim, este relatório está subdividido em três capítulos, correspondendo cada um deles a um dos momentos chave escolhidos. Nos dois primeiros capítulos, reflete-se sobre a influência da supervisão e da observação de aulas no meu desenvolvimento profissional. No primeiro capítulo, analisa-se essa influência na perspetiva de estagiária e no segundo, do ponto de vista de orientadora de estágio. No terceiro capítulo, abordo o impacto da dinâmica colaborativa, estabelecida no âmbito do Plano de Ação para a Matemática, no meu desenvolvimento profissional. O texto termina com algumas reflexões e propostas de intervenção numa atividade prospetiva orientada para o desenvolvimento e a melhoria.
Data do prémio2015
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

• Desenvolvimento profissional
  • Supervisão pedagógica