Design thinking
: base de um modelo de reestruturação da educação em marketing

  • Mariana Gaiteiro Martins (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nos dias de hoje existe uma grande urgência em transformar e inovar. A educação precisa de acompanhar as transformações, para que os discentes se tornem agentes da mudança. É necessário criar-lhes oportunidades, para que desenvolvam características de modo a impulsionarem a humanidade em direção ao futuro. Neste sentido, a presente dissertação sugere a metodologia de Design Thinking como base de um modelo de reestruturação da educação superior em marketing. Para tal, primeiro analisamos como se desenvolveu, os seus principais métodos, ferramentas e características, para se entender a mais-valia que pode acrescentar a esta temática. Partindo depois para a sua ligação com a inovação, que será utlizada como base para a sua aplicação na educação. Após a avaliação dos principais desafios do ensino e a necessidade de inovação do ensino superior, apresenta-se, então, uma análise da fusão da mentalidade de Design Thinking com a educação em marketing. O objetivo desta dissertação passa não só por dar a conhecer uma nova mentalidade, inovadora e disruptiva para a educação, como por aplicar um modelo de medição da autoconsciência da mentalidade de Design Thinking dos discentes de marketing do ensino superior, a fim de avaliar se estes conhecem o Design Thinking e se possuem capacidades de inovação e desenvolvimento por meio desta abordagem. Esta investigação comprovou que, apesar desta metodologia ser ainda uma abordagem pouco conhecida entre os discentes de marketing, a sua aplicação afigura-se exequível devido à predisposição da mentalidade dos mesmos, confirmada pelos dados recolhidos e analisados.
Data do prémio9 abr. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAlexandre Duarte (Supervisor)

Keywords

  • Design thinking
  • Ensino superior
  • Inovação
  • Mentalidade
  • Marketing

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'