O objetivo principal é aplicar as principais ferramentas utilizadas pelo Design Thinking de Serviços para auxiliar o desenho do modelo de serviço multicanal e facilitar a criação de valor para o cliente. É demonstrar como o foco no usuário final pode influenciar sua experiência na lógica do serviço prestado, bem como aumentar os níveis de satisfação e fidelização dos mesmos. Para isso, o presente documento inclui um exemplo acerca dos fundamentos introduzidos a partir de estudo de caso real de uma empresa global de tecnologia, a Uber. Por meio da realização de pesquisa/exploração bibliográfica e documental, de cunho interativo e criativo, busca-se fazer perceber todo o processo de adoção do Design Thinking de Serviços na prática. Diversas ferramentas são utilizadas para a concepção do serviço o qual leva em conta seus múltiplos canais (interações rápidas e distintas). Como resultados obtidos, foi possível mostrar de fato como essa abordagem pode ser utilizada para criar ou remodelar serviços, rever conceitos e formas de se relacionar com eles (resolução de possíveis problemas e feedback constantes), ou ainda gerar inovação e melhorias em serviços já existentes.
Data do prémio | 19 jul. 2016 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ricardo Alexandre Morais (Supervisor) |
---|
- Service design thinking
- Modelo de negócios multicanal
- Estudo de caso
- Uber
- Rio de Janeiro
Design thinking e modelo de negócios em serviços multicanal: o caso da UBER no Rio de Janeiro
Dantas, D. T. (Aluno). 19 jul. 2016
Tese do aluno