Design thinking e modelo de negócios em serviços multicanal
: o caso da UBER no Rio de Janeiro

  • Diogo Teixeira Dantas (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo principal é aplicar as principais ferramentas utilizadas pelo Design Thinking de Serviços para auxiliar o desenho do modelo de serviço multicanal e facilitar a criação de valor para o cliente. É demonstrar como o foco no usuário final pode influenciar sua experiência na lógica do serviço prestado, bem como aumentar os níveis de satisfação e fidelização dos mesmos. Para isso, o presente documento inclui um exemplo acerca dos fundamentos introduzidos a partir de estudo de caso real de uma empresa global de tecnologia, a Uber. Por meio da realização de pesquisa/exploração bibliográfica e documental, de cunho interativo e criativo, busca-se fazer perceber todo o processo de adoção do Design Thinking de Serviços na prática. Diversas ferramentas são utilizadas para a concepção do serviço o qual leva em conta seus múltiplos canais (interações rápidas e distintas). Como resultados obtidos, foi possível mostrar de fato como essa abordagem pode ser utilizada para criar ou remodelar serviços, rever conceitos e formas de se relacionar com eles (resolução de possíveis problemas e feedback constantes), ou ainda gerar inovação e melhorias em serviços já existentes.
Data do prémio19 jul. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRicardo Alexandre Morais (Supervisor)

Keywords

  • Service design thinking
  • Modelo de negócios multicanal
  • Estudo de caso
  • Uber
  • Rio de Janeiro

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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