Deslindar um quarto de século de práticas educativas diferenciadas

• Clara Maria Vinhais Domingues Reis (Aluno)

Este relatório consiste numa análise reflexiva, teoricamente sustentada, sobre o meu percurso profissional, enquanto profissional do 3º ciclo e secundário. Ser professora de Física e Química tem sido a minha principal função, que não pode ser descontextualizada de todas as outras exercidas, analogamente formadoras da minha identidade profissional. Este relato documenta uma construção em espiral do meu novo conhecimento, assente sobre percursos profissionais revisitados. À medida que a minha vida profissional vai avançando, são descobertos novos saberes e competências, abandonando perspetivas e alargando horizontes. A narração apresenta três momentos marcantes no meu desenvolvimento profissional: a descoberta da Profissão e posterior profissionalização; uma outra visão proporcionada pelo exercício do cargo de Responsável pelo Ensino Especial onde a inclusão de alunos com deficiência trouxe o aparecimento de uma nova variável na comunidade educativa; as dinâmicas de liderança e colaboração utilizadas enquanto Coordenadora de grupo disciplinar e Coordenadora de Departamento. O processo de construção da narrativa e sua posterior reflexão e análise permitiram-me encontrar novos significados e reinterpretar práticas, emoções e razões introduzindo um novo olhar sobre a minha identidade como professora dentro de uma Escola multicultural. A revisão das lentes teóricas ajudaram-me a esboçar um quadro conceptual integrado de forma a possibilitar o desenvolvimento da escola na busca do sucesso de todos os seus intervenientes: professores; alunos; pais e sociedade.
Data do prémio2014
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

• Desenvolvimento profissional
  • Reflexão