Num contexto de grande preocupação no que toca aos excessos e sobreprodução a nível mundial, a dissertação visa analisar, através de um estudo de natureza descritiva e qualitativa, qual o grau de consciencialização dos alunos portugueses face ao Desperdício Alimentar. Para além disso, procura compreender quais as medidas de combate já impostas nas escolas, de forma a avaliar a eficácia e coerência das mesmas. Inicialmente, foram recolhidos dados secundários, permitindo desenvolver uma revisão da literatura coesa, permitindo um enquadramento da temática em estudo. Posteriormente, através de entrevistas realizadas a alunos entre os 10 e os 18 anos, de diferentes escolas em Portugal, recolheram-se dados primários específicos e eficientes. A partir dos dados recolhidos, primários e secundários, foi possível desenvolver medidas mais adequadas para resolver o problema em questão. A investigação realizada, com enfoque nas escolas portuguesas, possibilitou concluir que o problema do desperdício alimentar é grave e com tendência a aumentar ao longo dos anos. Ou seja, perante o cenário atual, as instituições de ensino têm um papel fulcral na educação e formação dos cidadãos portugueses no que diz respeito à consciencialização dos alunos face aos desperdícios alimentares. Verificou-se ainda que nas escolas portuguesas já existem diversas medidas implementadas e ações desenvolvidas de combate ao desperdício alimentar. Contudo, as medidas analisadas apresentam resultados pouco eficazes, demonstrando ser necessário mudanças e adaptações a este nível. Em suma, conclui-se que o tema do Desperdício Alimentar, apesar de atualmente apresentar tendências para aumentar, é uma oportunidade única para incentivar as instituições de ensino a desenvolverem e darem enfoque a aspetos ambientalistas e de caráter humano no que toca à formação e educação dos alunos.
Data do prémio | 17 jul. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Jorge Julião (Supervisor) & Marcelo Rudolfo Calvete Gaspar (Co-Orientador) |
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- Redução de desperdício
- Desperdício alimentar
- Instituições de ensino
- Perceção
- Consciencialização
Desperdício alimentar nas escolas portuguesas: perceção dos alunos
Tovar, M. C. A. D. M. B. D. (Aluno). 17 jul. 2023
Tese do aluno