O presente trabalho visa analisar empiricamente os fatores que afetam a detenção de liquidez. Usando uma base de dados constituída por 58 empresas portuguesas do setor não financeiro e de capital aberto, foi possível encontrar evidências de que as empresas com maiores oportunidades de crescimento, que pagam dividendos, com nível alto de rendibilidade, com maiores níveis de despesas de capital e com maiores níveis de empréstimos bancários, não parecem necessitar de deter muita liquidez, podendo apenas fazê-lo por motivos de transação. De semelhante modo, as empresas com maiores oportunidades de investimento, maior dimensão, maior nível de cash flows, endividamento elevado e maior volatilidade dos resultados procuram deter muita liquidez sob sua égide, por razões de precaução, tal como foi observado empiricamente por Opler et al. (1999), Ferreira-Vilela (2004), Garcia-Teruel-Martinez-Solano (2007), entre outros. Foram, portanto, identificadas semelhanças empíricas em relação à literatura financeira utilizada neste trabalho, comprovando a existência das teorias de trade-off, pecking order e a teoria de agência. Relativamente aos ativos líquidos substitutos e à maturidade da dívida, os resultados obtidos não são consistentes com a literatura. Foi ainda possível evidenciar empiricamente que a crise financeira que afetou as economias de quase todo o mundo em 2008 e 2009 exerceu uma pressão negativa sobre as empresas portuguesas, deixando muitas delas sob risco de sobrevivência e continuidade. A estrutura acionista e a qualidade de crédito das empresas não foram analisadas empiricamente por indisponibilidade de dados, bem como por sair da órbita dos objetivos deste estudo.
Data do prémio | 7 mar. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luis Pacheco (Supervisor) |
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- Detenção de liquidez
- Teoria de agência
- Estrutura acionista da empresa
- Sobreinvestimento
- Mercado de capitais
Determinantes da detenção de liquidez
Bamba, M. N. (Aluno). 7 mar. 2013
Tese do aluno