Na presente dissertação analisa-se empiricamente (i) os fatores que explicam o spread dos empréstimos em operações de LBOs; (ii) se os spreads nestas operações variam significativamente entre operações desenvolvidas em países com sistema financeiro baseado na banca e aqueles com um sistema financeiro baseado em mercados de capitais; (iii) se a estrutura temporal dos spreads em operações de LBOs é semelhante à verificada em empréstimos a operações de project finance; e (iv) o impacto da crise financeira internacional de 2007/2008 e a subsequente crise de dívida soberana sobre o pricing destes empréstimos. Com base numa amostra de 9.201 tranches de empréstimos sindicados concedidos a operações de LBOs, no período de 2000 a 2013, e com recurso ao método dos Mínimos Quadrados Ordinários, verificou-se que o spread tem uma relação significativa e positiva com a maturidade do empréstimo, o rating, o tipo de sistema financeiro e a crise financeira. Contrariamente, esta relação é significativa e negativa para a dimensão da tranche, o loan-to-value, o número de tranches, o risco cambial, o número de bancos envolvidos, o tipo de taxa de juro, a taxa de juro sem risco e a inclinação da curva da taxa de juro. Encontrou-se ainda evidência empírica de que o spread cobrado em operações de LBOs varia em função do tipo do sistema financeiro do país onde a operação é desenvolvida (sendo maior em operações desenvolvidas em países com sistema financeiro baseado em mercados de capitais) e que a crise financeira afetou não só o spread dos empréstimos, mas também os fatores que o determinam. Finalmente, encontrou-se evidência empírica de uma estrutura temporal dos spreads do tipo convexa para as operações de LBOs.
Data do prémio | 4 jul. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Pinto (Supervisor) |
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- Determinantes do spread
- Empréstimos sindicados
- LBO
Determinantes dos spreads de empréstimos sindicatos: evidência empírica para operações de LBOs
Tchili , E. J. (Aluno). 4 jul. 2016
Tese do aluno