As marcas de moda de luxo seguem estratégias distintas para impulsionar a experiência do cliente. Fazer com que a loja seja vista como "cool" é uma potencial tática de posicionamento e da estratégia principal. Esta tese visa determinar os principais fatores que influenciam o "coolness da loja" de luxo, examinar o impacto direto e mediador de "coolness" sobre a intenção de compra e o Word-of-Mouth positivo, e testar o papel moderador da consciência de preço e credibilidade entre as dimensões de "coolness" e os resultados estudados. Consequentemente, primeiro foi conduzido um estudo-piloto qualitativo com 16 clientes de marcas de moda de luxo para definir os determinantes do "coolness" da loja. Em segundo lugar, um estudo baseado em inquéritos (n = 213) foi realizado para testar as hipóteses propostas. Os resultados do primeiro estudo indicaram cinco fatores principais que influenciam o "coolness" da loja; atmosfera da loja, qualidade de serviço dos empregados, design, disposição e criatividade. No entanto, o segundo estudo demonstrou que apenas a criatividade influencia todas as dimensões de "coolness" estudadas (extraordinária, estatuto elevado, subcultural e icónica), enquanto que a qualidade do serviço, a atmosfera e a disposição apenas impactam em algumas dimensões. Curiosamente, o efeito do design foi positivo nas dimensões de estatuto elevado e icónica, mas negativo nas dimensões extraordinária e subcultural. Os resultados revelaram ainda um efeito mediador do "coolness" entre alguns dos antecedentes e resultados e demonstraram as relações em que a consciência de preço e a credibilidade desempenham um papel moderador. Com base nos resultados, discutimos a contribuição para a teoria e fornecemos implicações de gestão sobre como fazer com que uma loja de luxo seja vista como "cool", mas de forma lucrativa.
Data do prémio | 5 jul. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maher Georges Elmashhara (Supervisor) |
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- Lojas de moda de luxo
- Loja “cool”
- Ambiente
- Criatividade
- Intenção comportamental
- Word-of-mouth
Determinants and outcomes of luxury fashion “store coolness”
Moreira, S. A. M. D. F. (Aluno). 5 jul. 2023
Tese do aluno