Determinants and outcomes of luxury fashion “store coolness”

  • Sofia Alves Marinho de Freitas Moreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As marcas de moda de luxo seguem estratégias distintas para impulsionar a experiência do cliente. Fazer com que a loja seja vista como "cool" é uma potencial tática de posicionamento e da estratégia principal. Esta tese visa determinar os principais fatores que influenciam o "coolness da loja" de luxo, examinar o impacto direto e mediador de "coolness" sobre a intenção de compra e o Word-of-Mouth positivo, e testar o papel moderador da consciência de preço e credibilidade entre as dimensões de "coolness" e os resultados estudados. Consequentemente, primeiro foi conduzido um estudo-piloto qualitativo com 16 clientes de marcas de moda de luxo para definir os determinantes do "coolness" da loja. Em segundo lugar, um estudo baseado em inquéritos (n = 213) foi realizado para testar as hipóteses propostas. Os resultados do primeiro estudo indicaram cinco fatores principais que influenciam o "coolness" da loja; atmosfera da loja, qualidade de serviço dos empregados, design, disposição e criatividade. No entanto, o segundo estudo demonstrou que apenas a criatividade influencia todas as dimensões de "coolness" estudadas (extraordinária, estatuto elevado, subcultural e icónica), enquanto que a qualidade do serviço, a atmosfera e a disposição apenas impactam em algumas dimensões. Curiosamente, o efeito do design foi positivo nas dimensões de estatuto elevado e icónica, mas negativo nas dimensões extraordinária e subcultural. Os resultados revelaram ainda um efeito mediador do "coolness" entre alguns dos antecedentes e resultados e demonstraram as relações em que a consciência de preço e a credibilidade desempenham um papel moderador. Com base nos resultados, discutimos a contribuição para a teoria e fornecemos implicações de gestão sobre como fazer com que uma loja de luxo seja vista como "cool", mas de forma lucrativa.
Data do prémio5 jul. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaher Georges Elmashhara (Supervisor)

Keywords

  • Lojas de moda de luxo
  • Loja “cool”
  • Ambiente
  • Criatividade
  • Intenção comportamental
  • Word-of-mouth

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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