Development of a business model for a B2B online media portal in Germany

  • Jakob Klemens Nikolaus Seeber (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O objetivo desta dissertação é validar a ideia de negócio de uma startup: um portal de comunicação social B2B na Alemanha que reporta notícias relevantes da indústria não alimentar. Assim, um lean canvas business model, hipóteses e três questões de pesquisa relativas às áreas de mercado, consumidores e lucros foram feitas para colmatar todas as áreas de avaliação do modelo de negócios. Para consolidar o mencionado, pesquisa quantitativa composta por oito entrevistas com peritos e revisão de literatura foram efetuadas. Resultados revelaram que o mercado existente para os portais media online no setor não alimentar é fragmentado e não saturado, pelo que existe a necessidade de uma ideia inovadora. Atributos chave para diferenciar esta ideia são, conteúdos grátis, reportes focados na indústria,regularidade de nova informação (1-2 semanais), interface moderna para os utilizadores e uma secção “comunidade” no portal. O grupo de consumidores que deveria ser alvo de foco são os tomadores de decisões na indústria do retalho uma vez que têm necessidade deste portal e representam também o grupo mais lucrativo. Estes são maioritariamente homens, em média com 48 anos e trabalham no departamento de vendas de grandes e médias empresas. Os consumidores que pagarão para usar o portal serão B2B intervenientes que se querem apresentara retalhistas através de publicidade paga no portal e newsletter da startup. Com base em preços competitivos, escala do utilizador e discriminação de custos uma declaração de rendimentos foi criada indicando que a startup pode ser lucrativa, com receitas de publicidade, no terceiro ano.
Data do prémio24 jan. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRute Xavier (Supervisor)

Keywords

  • B2B
  • Startup
  • Alemanha
  • Análise de mercado
  • Grupo-alvo
  • Análise financeira
  • Lean canvas

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'