O objetivo desta dissertação é validar a ideia de negócio de uma startup: um portal de comunicação social B2B na Alemanha que reporta notícias relevantes da indústria não alimentar. Assim, um lean canvas business model, hipóteses e três questões de pesquisa relativas às áreas de mercado, consumidores e lucros foram feitas para colmatar todas as áreas de avaliação do modelo de negócios. Para consolidar o mencionado, pesquisa quantitativa composta por oito entrevistas com peritos e revisão de literatura foram efetuadas. Resultados revelaram que o mercado existente para os portais media online no setor não alimentar é fragmentado e não saturado, pelo que existe a necessidade de uma ideia inovadora. Atributos chave para diferenciar esta ideia são, conteúdos grátis, reportes focados na indústria,regularidade de nova informação (1-2 semanais), interface moderna para os utilizadores e uma secção “comunidade” no portal. O grupo de consumidores que deveria ser alvo de foco são os tomadores de decisões na indústria do retalho uma vez que têm necessidade deste portal e representam também o grupo mais lucrativo. Estes são maioritariamente homens, em média com 48 anos e trabalham no departamento de vendas de grandes e médias empresas. Os consumidores que pagarão para usar o portal serão B2B intervenientes que se querem apresentara retalhistas através de publicidade paga no portal e newsletter da startup. Com base em preços competitivos, escala do utilizador e discriminação de custos uma declaração de rendimentos foi criada indicando que a startup pode ser lucrativa, com receitas de publicidade, no terceiro ano.
Data do prémio | 24 jan. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
---|
- B2B
- Startup
- Alemanha
- Análise de mercado
- Grupo-alvo
- Análise financeira
- Lean canvas
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Development of a business model for a B2B online media portal in Germany
Seeber, J. K. N. (Aluno). 24 jan. 2022
Tese do aluno