Development of new Bombyx mori silk fibroin membranes for periodontal guided tissue regeneration

• Catarina Barros Geão (Aluno)

A periodontite é uma das doenças inflamatórias mais comuns e uma das principais causas de perda dentária em adultos, sendo caracterizada por uma destruição progressiva das estruturas que suportam o dente. Procedimentos como a Regeneração Tecidular Guiada (RTG) e a Regeneração Óssea Guiada(ROG) foram estabelecidos como técnicas chave na medicina regenerativa periodontal devido aos seus resultados promissores. Estes procedimentos baseiam-se, tipicamente, numa membrana que é colocada entre a gengiva e o osso alveolar onde o processo regenerativo terá lugar. No entanto, as membranas comercialmente disponíveis apresentam limitações a nível estrutural, mecânico e biofuncional demonstrando a necessidade de se desenvolverem materiais clinicamente mais eficazes. Neste trabalho, propõe-se uma nova geração de membranas RTG/ROG utilizando um material de origem natural. Assim, desenvolveram-se membranas à base de fibroína de seda (FS), extraída de casulos Bombyx mori, plasticizadas com glicerol (GLY) e álcool polivinílico (PVA) de modo a melhorara sua flexibilidade e estabilização. As membranas produzidas, desenhadas para estarem em contato com a gengiva, visam fornecer uma solução eficaz para a periodontite moderada (o tipo de periodontite mais prevalente no mundo), ajudando a restaurar a anatomia e a função dos tecidos periodontais perdidos ou lesados. Soluções purificadas de FS foram misturadas com GLY ou PVA em proporções de 0, 10 e 30% em peso. As membranas foram obtidas pelo método de “solvent casting” e secas a 85°C durante 6 e 12 horas para posterior caracterização. Como controlo foi utilizada uma membrana deFS pura. As membranas foram caracterizadas em termos de morfologia, integridade física, estrutura química, propriedades mecânicas e térmicas, capacidade de inchamento e perfil de degradação in vitro. As membranas secas durante 6 e 12 horas apresentaram aspeto e microestrutura semelhante. As micrografias de microscopia eletrónica de varrimento (MEV) sugerem que o GLY está bem distribuído na matriz da FS enquanto o PVA apresenta separação de fases entre os dois polímeros. A microscopia de força atómica (MFA) revelou que a nanotopografia superficial e a rugosidade média das membranas são afetadas pelo tempo de exposição ao tratamento térmico e pela percentagem de polímero sintético. As medições de ângulo de contato mostraram uma diminuição do mesmo com a quantidade crescente de GLY e PVA, indicando que as superfícies se tornam mais hidrofílicas. As análises de espectroscopiade infravermelho com transformada de Fourier demonstraram que o tratamento térmico induziu a conformação “b-sheet” para ambos os períodos de exposição. Contudo, apenas as membranas secas por 12 horas apresentaram estabilidade por mais de 24 horas em água, atingindo o máximo grau de hidratação após 3 horas. Com a adição dos polímeros sintéticos, a capacidade de hidratação aumentou juntamente com a perda de peso tanto em PBS como em PBS com enzima. As propriedades mecânicas revelaram que o GLY e o PVA possuem um efeito plasticizante, tornando as membranas mais flexíveis e dúcteis sem comprometer a resistência mecânica necessária para esta aplicação. As membranas desenvolvidas demonstraram ser sistemas promissores para aplicação em regeneração guiada de tecido periodontal.
Data do prémio28 abr 2017
SupervisorAna Leite Oliveira (Supervisor) & Joaquim Miguel Oliveira (Co-Orientador)

• Mestrado em Engenharia Biomédica