Development of responsible packaging for cheese slices

• Ana Rita Morgado Ramos (Aluno)

Este documento expõe o trabalho realizado num estágio curricular, na empresa Fromageries Bel Portugal, no âmbito da conclusão do Mestrado em Biotecnologia e Inovação Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia (Universidade Católica Portuguesa). No documento consta uma descrição detalhada de todo o processo de desenvolvimento de uma embalagem para fatias de queijo produzidas na Fromageries Bel Portugal (referida como Bel ao longo do documento). O estudo foi realizado através da comparação de duas embalagens (constituídas por diferentes materiais) para fatias de queijo, de forma a perceber qual a mais indicada para o produto. A fim de cumprir este objetivo, realizaram-se ensaios onde foi produzido o mesmo número de embalagens de cada material. Estas embalagens foram acompanhadas ao longo do tempo de validade do produto através do seguimento de parâmetros específicos tais como: o crescimento microbiológico, parâmetros físico-químicos, propriedades visuais e de textura do produto e propriedades sensoriais. Este acompanhamento visou entender se o comportamento do produto se alterava em função dos materiais em que estava embalado. Os resultados deste estudo demonstraram que o comportamento do produto ao longo do seu tempo de validade não se altera quando embalado nos diferentes materiais testados. No entanto, este relatório não contempla todos os resultados dos parâmetros estudados uma vez que a duração do plano de acompanhamento das embalagens foi mais extensa do que a duração do estágio. A etiqueta que permite a abertura fácil do pacote e que este se mantenha fechado após a primeira abertura foi também alvo de estudo. Neste teste dois tipos de etiquetas de materiais diferentes foram testados nas mesmas embalagens do estudo explicado acima. Os resultados revelam que ambas as etiquetas são eficazes em fechar o pacote várias vezes depois de aberto. O trabalho incluiu também um estudo sobre o aparecimento de furos e micro-furos nas embalagens. Os resultados deste teste parecem indicar que o contacto entre a embalagem primária e a caixa de cartão poderá estar a danificar a embalagem e a contribuir para o aparecimento de furos e micro-furos.
Data do prémio19 out 2021
SupervisorMaria de Fátima Poças (Supervisor)

• Embalagem
  • Queijo