O mundo está a atravessar um período volátil, com mudanças económicas e geopolíticas a impactarem as perspetivas globais. A inflação atingiu níveis extremos, levando a um rápido aperto da política monetária e à compressão dos orçamentos familiares, tal como o apoio fiscal relativo à pandemia está a desaparecer. No entanto, o comércio internacional temse revelado algo resiliente a estes choques, prevendose que continue a crescer em 2022 e 2023. A região da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) deverá registar o mais rápidocrescimento de comércio até 2026, o que está a atrair as empresas portuguesas para estes mercados. Esta tese teve como objetivo explorar oportunidades para os clientes da DHL nos mercados da ASEAN. Através de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, esta tese acrescenta descobertas valiosas sobre (1) os países mais atraentes para entrar, (2) as razões por detrás do interesse dos clientes nesses países e (3) quais indústrias com mais oportunidades de fornecer ou exportar para destinos. Os resultados combinados demonstram que (1) os países mais atrativos para entrar são a Malásia, Singapura, Tailândia, Vietname, Filipinas e Indonésia, (2) as empresas portuguesas estão principalmente interessadas nas dimensões e crescimento dos países da ASEAN, assim como na sua mãodeobra barata, e (3) os produtos mais exportados e importados incluem Máquinas e equipamentos elétricos; Máquinas industriais; e Combustíveis minerais, óleos e ceras.
| Data do prémio | 25 jan. 2023 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
|---|
- DHL
- Comércio
- Logística
- Expansão
- Internacionalização
- Globalização
- Sudeste Asiático
- E-commerce
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
DHL: identification of opportunities in the Southeast Asia (OB & IB)
Martins, I. N. (Aluno). 25 jan. 2023
Tese do aluno: Dissertação de mestrado