Did Corpos Danone rebrand increase purchase intention?
: the effect of packaging advertising and brand equity

  • Ana Rita Capaz Silva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As empresas de FMCG investem orçamentos substanciais na construção de marcas fortes, através de embalagens e publicidades, uma vez que ambas parecem ter uma forte influência na intenção de compra e no valor da marca, que podem prever as vendas.O objetivo desta tese é compreender se a intenção de compra e o valor da marca percebido pelos consumidores dependem de diferentes tipos de embalagem, como hedónica e utilitária, e de diferentes tipos de publicidade, como racional e emocional. Também tem como objetivo explorar se o valor da marca percebido pelos consumidores pode explicar a relação entre os tipos de embalagem e publicidade e intenção de compra. Esses tópicos foram explorados pelas lentes do rebranding da marca Corpos Danone. Um estudo explicativo foi realizado através de questionários online. No questionário, os inquiridos observaram aleatoriamente a marca antiga ou a marca nova de Corpos Danone, tanto para embalagem quanto para publicidade. Os resultados indicaram que a embalagem hedónica está associada a um maior valor da marca do que a embalagem utilitária (p = 0,044). No entanto, não houve evidências de diferença na intenção de compra por tipo de embalagem. Em relação à publicidade, não houve evidência de diferença significativa na intenção de compra ou no valor da marca por tipo de publicidade. Os resultados podem indicar que o rebranding de Corpos Danone provavelmente não trouxe valor para a empresa quando consideradas as variáveis de intenção de compra e valor da marca.
Data do prémio3 fev. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor) & Paulo Romeiro (Co-Orientador)

Keywords

  • Rebranding
  • Corpos Danone
  • Publicidade racional
  • Publicidade emocional
  • Embalagem hedónica
  • Embalagem utilitária
  • Intenção de compra
  • Valor da marca

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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