Diferenças de sexo nas funções executivas em crianças de idade pré-escolar

  • Mafalda Gomes Ferreira Palmela Cardoso (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: Este estudo teve como objetivo principal investigar a existência de diferenças de sexo nas funções executivas, nomeadamente no controlo inibitório, na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho, ao longo da idade pré-escolar, numa amostra de crianças portuguesas. A investigação científica tem explorado ao longo dos anos o desenvolvimento destas funções em crianças de idade pré-escolar, porém, a análise das diferenças de sexo neste domínio é limitada e carece de investigação aprofundada. Metodologia: Foram avaliadas 63 crianças em idade pré-escolar e com um desenvolvimento típico, com recurso a três instrumentos da aplicação Early Years Toolbox através de suporte informático (iPad), “Fish and Sharks”, para avaliar o controlo inibitório, “Card Sorting”, para avaliar a flexibilidade cognitiva e “Mr. Ant” para avaliar a memória de trabalho. Resultados: Observaram-se diferenças significativas no controlo inibitório, com as raparigas a apresentarem melhores resultados do que os rapazes nos 4 anos, contudo, essas diferenças diminuíram nos 5 anos. Na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho não foram encontradas diferenças de sexo significativas. Por outro lado, as funções executivas
melhoraram com a idade na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho.
Conclusão: Neste estudo, investigámos as diferenças de sexo nas funções executivas em crianças de idade pré-escolar. Observou-se que o sexo pode influenciar o controlo inibitório, mas não parece ter um papel significativo na flexibilidade cognitiva nem na memória de trabalho. Paralelamente, foi notável um desenvolvimento das funções executivas ao longo da idade pré-escolar. Esta investigação contribui para uma compreensão mais ampla do efeito do sexo nas funções executivas na infância e destaca a importância de considerar certos fatores individuais do desenvolvimento deste grupo etário. Investigações futuras, com uma amostra alargada e equilibrada e tendo em consideração influências sociais e do ambiente, podem ser benéficas para uma compreensão mais detalhada deste tema.
Data do prémio7 dez. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilipa Ribeiro (Supervisor)

Keywords

  • Funções executivas
  • Pré-escolar
  • Diferenças de sexo
  • Desenvolvimento

Designação

  • Mestrado em Neuropsicologia

Citação

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