Digital disruption in the non-profit sector
: an analysis of Virtual Reality technology's impact on the donation behaviour of private individuals

Título traduzido da tese: Disrupção digital no sector não lucrativo: uma análise do impacto da tecnologia de Realidade Virtual no comportamento de doação dos particulares
  • Florian von Waldthausen (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Num mundo cada vez mais digital, as organizações sem fins lucrativos enfrentam o desafio de encontrar novas formas de envolver os doadores no crescente número de projectos sociais. Este estudo analisa a forma como a Realidade Virtual (RV), uma tecnologia nova e inovadora, pode contribuir positivamente para a angariação de fundos para causas sociais. Para responder à questão de investigação: Como e porque é que a utilização da Realidade Virtual (RV) tem impacto no comportamento de doação de um indivíduo, em comparação com os meios de comunicação tradicionais?; o comportamento de doação de estudantes da Universidade Católica Portuguesa foi examinado numa experiência de laboratório. Os resultados revelaram que a Realidade Virtual influenciou significativa e positivamente a intenção e o comportamento de doação. O elevado sentido de empatia e presença social experimentado através da RV desempenha um papel crucial na explicação da ligação entre a RV e o comportamento de doação. Além disso, a Realidade Virtual parece ser uma ferramenta poderosa para aumentar o envolvimento dos dadores através do voluntariado e das contribuições monetárias. De um modo geral, esta investigação lança luz sobre a eficácia da tecnologia de RV nos esforços de angariação de fundos das organizações sociais. Adotar a RV como uma abordagem inovadora pode revolucionar as estratégias utilizadas pelas organizações sem fins lucrativos, cativando os doadores num cenário cada vez mais digital e impulsionando o apoio a causas sociais.
Data do prémio24 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Cotter Salvado (Supervisor)

Keywords

  • Realidade Virtual (RV)
  • Comportamento de doação
  • Empatia
  • Presença social
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Angariação de fundos

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'