Digital marketing communications
: a comparison between pre-recorded and live videos

  • Catarina Maria Silva Coelho Baltazar (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As empresas têm um desafio crescente para se conseguir destacar num meio cada vez mais saturado de informação e conteúdo. Tendo isto em consideração, são criadas diariamente novas ferramentas e formas que visam proporcionar vantagens tanto às empresas nas suas estratégias de marketing como aos consumidores no seu processo de compra. Exemplo disso é a nova ferramenta de live video streaming que dadas as evoluções recentes da tecnologia tem agora uma vertente comercial e de marketing associada. Live streaming é uma ferramenta que permite partilhar o conteúdo ao mesmo tempo que um evento está a acontecer, ou seja, ao vivo, como é o caso da rádio e dos canais de televisão na internet. Várias empresas já perceberam as muitas vantagens que este tipo de vídeos pode trazer, no entanto, poucos são os estudos confiáveis sobre o assunto e pouco se sabe sobre como usar esta ferramenta. Neste sentido, esta dissertação estuda as diferenças entre os vídeos pré-gravados e os vídeos live no primeiro trimestre de 2016 de forma a entender melhor esta ferramenta e os seus resultados. Consequentemente foram analisados 240 vídeos (pré-gravados e live) realizados por 4 empresas nas suas páginas de Facebook para perceber as diferenças de interacção por parte dos consumidores nos diferentes tipos de vídeos. De seguida, foi ainda realizado um estudo de caso numa start-up imobiliária portuguesa - Home Hunting - com o intuito de aplicar os conhecimentos retidos nos estudos iniciais e analisar a eficácia de uma estratégia de vídeo live planeada e construída do início ao fim. Os resultados mostram que há de facto maior interacção por parte dos utilizadores quando se trata de vídeos live, no que diz respeito ao número de visualizações, comentários e reacções ao vídeo. Por outro lado, o grau de interacção depende do tipo de conteúdo do vídeo, como seria de esperar, sendo que os vídeos com um conteúdo de entretenimento são os que registam maior interacção por parte dos consumidores.
Data do prémio14 fev. 2017
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Isabel de Almeida Costa (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

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