Dignidade humana e o doente em fim de vida
: eutanásia e cuidados paliativos

• Osvaldo da Graça Moreno Garcia de Carvalho (Aluno)

Este estudo pretende ser uma reflexão sobre temas, como a dignidade humana e o doente em fim de vida, associando conceitos como eutanásia e cuidados paliativos. Apresenta a problemática da eutanásia, da morte medicamente assistida, e do seu desenvolvimento ao longo da história.Numa breve observação do panorama jurídica mundial, particularmente da nossa realidade portuguesa, indicam-se propostas legislativas e pareceres sobre esta prática, aliás, nem sempre consensuais, porque se trata de questões sensíveis como o sofrimento proveniente de doenças incuráveis, a autonomia do doente, o poder de decisão na fase terminal da vida, sobretudo a preferência pela prática da morte medicamente assistida.A Igreja Católica, através da sua doutrina, luta pela defesa da vida humana, sua dignidade em todas as situações, em especial no seu fim. Tomando como fundamento a Sagrada Escritura e o Magistério, apresenta um olhar cristão da vida humana, reconhecendo nela uma realidade sacral. Por isso, condena práticas como a eutanásia, e apoia o cuidado amoroso e próximo proporcionados pelos cuidados paliativos. São verdadeiros instrumentos proporcionadores de um processo de morrer com toda a dignidade.É um estudo descritivo-reflexivo, que procura destacar, com base na revisão bibliográfica existente, sobretudo nos documentos da Igreja Católica, a importância do cuidar da pessoa que sofre, até ao fim, contrapondo práticas como a eutanásia e os cuidados paliativos.
Data do prémio10 jan 2022
SupervisorJerónimo Trigo (Supervisor)