Diminuição da amargura e indução de sentimentos de gratidão e perdão através da utilização de realidade virtual

• Diogo Alexandre Gomes da Mota (Aluno)

A presente Dissertação foi realizada sob a orientação da Prof.ª Doutora Ângela Leite e foi desenvolvida no segundo ano do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga. Esta teve como objetivo avaliar se a indução de sentimentos de perdão e gratidão através da utilização de Realidade Virtual diminui a amargura nos participantes. Para isso, os participantes foram avaliados em dois momentos, onde se iria avaliar se de facto, com a utilização de Realidade Virtual havia, ou não, um aumento da gratidão e do perdão e uma diminuição de amargura comparativamente ao primeiro momento. Para avaliar a eficácia da investigação foram utilizados os testes paramétricos como o t de Student, testes de correlações e, testes não paramétricos de Kruskal Wallis e Mann-Whitney. Os resultados obtidos vieram corroborar as hipóteses colocadas, sendo que através do uso de Realidade Virtual houve uma diminuição da amargura e um aumento de sentimentos de perdão e gratidão nos participantes. Por sua vez, a Realidade Virtual revela-se como uma ferramenta de intervenção psicológica promissora pela sua facilidade de aplicação, baixo custo e pelo curto espaço de tempo até atingir os objetivos terapêuticos.
Data do prémio7 dez. 2023
SupervisorÂngela Leite (Supervisor)