O desenvolvimento profissional de um docente é um longo e diferenciado processo que, encontrando na formação inicial a sua primeira etapa, não é da sua única e exclusiva responsabilidade mas também da instituição em que trabalha pois dele se espera que resultem benefícios diretos para os alunos e para a própria escola enquanto organização. Neste trabalho procedeu-se à análise dos Projetos Educativos e dos Regulamentos Internos de um conjunto de escolas católicas propriedade de diferentes congregações religiosas e de uma diocese, bem como à análise das respostas dos Diretores a um questionário, a fim de conhecer as suas visões e práticas de promoção do desenvolvimento profissional dos docentes que trabalham nas suas escolas. Os resultados do estudo indicam que as escolas católicas analisadas privilegiam, em termos de desenvolvimento profissional, a formação pessoal dos seus professores; que o processo de supervisão, quando existe, visa, sobretudo, o cumprimento da lei que obriga as escolas particulares e cooperativas a procederem à avaliação de desempenho dos seus docentes, e não tanto a melhoria das práticas e do conhecimento profissional do docente, estando aquele processo fortemente centrado nas chefias de topo; que os dispositivos/técnicas utilizadas minimizam o recurso à observação de aulas e que os efeitos resultantes limitam-se ao enfoque na formação. Estes resultados revelam, ainda, uma discordância entre o pensar e o agir. Seria importante que, no futuro, as escolas católicas encarassem o desenvolvimento profissional docente com a importância que o mesmo merece e que implementassem processos supervisivos conducentes à melhoria do desempenho docente e da qualidade da ação educativa, no quadro da cultura que lhes é específica.
Data do prémio | 17 jan. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria do Céu Roldão (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Dinâmicas de promoção de desenvolvimento profissional docente: um estudo de visões e práticas em escolas católicas
Correia, E. M. B. (Aluno). 17 jan. 2014
Tese do aluno