O presente relatório de trabalho de projeto surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Administração e Organização Escolar, no ano letivo 2013/2014 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre nesta área científica. Hoje, quando já não se questiona a entrada do computador na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a sua utilização em contexto pedagógico e se esta é, efetivamente, uma realidade. Com este projeto pretendeu-se dinamizar a plataforma moodle num agrupamento de escolas da região norte do país, distrito do Porto, composto por 11 estabelecimentos (9 Jardins de Infância e 1º ciclo, 1 Escola com 2º e 3º ciclo e 1 Escola com 3º ciclo e secundário), procurando criar uma cultura digital para a comunicação e integração dos diversos docentes/alunos do agrupamento. No decorrer deste projeto de intervenção foi incentivado o trabalho colaborativo entre docentes para o aperfeiçoamento das suas práticas letivas, para a utilização de novas ferramentas tecnológicas e, consequentemente, para a criação de momentos pedagógicos que possam ser mais atrativos e motivadores para os alunos. Com base na análise das contribuições dos professores ao longo do projeto de intervenção, destaca-se que as novas tecnologias são por estes entendidas como potenciadoras da comunicação, interação, colaboração e socialização, e como promotoras de uma aprendizagem em contexto, recorrendo à diversidade de recursos disponíveis na web, que permitem a construção do conhecimento. No final deste projeto foi possível concluir que apesar de já haver um bom caminho percorrido por alguns elementos da comunidade e se mostrarem empenhados na utilização desta plataforma, ainda falta um longo caminho a percorrer, sendo necessário continuar a investir na área da formação de professores e as tecnologias e na sua aplicabilidade dentro e fora da sala de aula.
Data do prémio | 27 abr. 2015 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ilídia Cabral (Supervisor) |
---|
- Comunicação
- Cooperação
- Moodle
- TIC
- Ensino-aprendizagem
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Dinamização da plataforma Moodle num agrupamento de escolas
Alves, Â. F. P. (Aluno). 27 abr. 2015
Tese do aluno