Direção de arte e caracterização de personagens

• Francisco Pinto da Silva Ferreira Bartilotti (Aluno)

A arte de bem fazer filmes e de saber contar histórias, está dependente do trabalho realizado entre departamentos. A direção artística num filme encarrega-se da concepção e desenvolvimento de toda a componente visual na “mise en scène”. O cargo de director artístico aparece logo após o surgimento do cinema. Com a evolução da sétima arte, dá-se também o desenvolvimento do cargo, passando a existir um novo desígnio no meio apelidado de “production designer”. O estudo da sua dimensão e da maneira de imposição no meio, leva ao entendimento na forma de relacionamento dentro do departamento e com outros departamentos da área audiovisual. O processo de caracterização das personagens, ajuda-nos a entender a envolvência e desígnios do papel das personagens no contexto narrativo. A relação entre direção artística e caracterização de personagens torna-se o objeto de análise, na qual se pretende esclarecer o vínculo que une os dois pontos. O estudo explora a sua ligação com o intuito de melhorar e fortalecer o desenvolvimento de ambas as vertentes. As duas áreas complementam-se durante o processo de ligação resultando a direção de arte num processo de construção mais verosímil. A caracterização de personagens enriquece com o input da direção artística, pois é possibilitada a realização de um trabalho mais específico e detalhado. A análise destas temáticas serve como aplicação no contexto real para o desenvolvimento do estudo de caso. A filmografia analisada ajuda a perceber a melhor forma de caracterização a nível cénico, assim como facilita o entendimento psicológico e fisico da ação das personagens no contexto fílmico.
Data do prémio7 nov. 2014
SupervisorMaria Guilhermina Castro (Supervisor) & Carlos Ruiz Carmona (Co-Orientador)

• Direção de arte
  • Vínculo