Dispositivos digitais como novos babysitters
: mediação parental e práticas digitais de famílias com crianças dos 3 aos 6 anos INM

  • Catarina Nascimento Piçarra de Oliveira Retancha (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Crescer numa sociedade digital é crescer envolto de estímulos que moldam o dia-a-dia dos indivíduos e a forma como se relacionam. A vida em família foi impactada pela conjuntura digital e os meios digitais desenham hoje as suas rotinas. Nesta realidade, as crianças são expostas aos meios digitais desde cedo e são utilizados como os seus babysitters. Pela sua atualidade e complexidade esta é uma temática pertinente a ser explorada. Esta investigação pretende procurar compreender como decorrem os processos de mediação parental nas famílias entrevistadas, entender o que está por detrás destes processos, assim como as motivações associadas à disponibilização dos dispositivos digitais às crianças. Para além disto, tenciona também compreender-se como se expressa
o babysitting através dos meios digitais. Para isto, desenhou-se uma metodologia que consiste na análise temática de entrevistas semiestruturadas realizadas a 10 famílias, a figuras parentais e às crianças, em que se verifique a utilização de meios digitais. Em torno dos objetivos desenhados para esta investigação, formulou-se a pergunta de partida “Como decorrem os processos de mediação parental e se expressa o babysitting através de meios digitais em crianças dos 3-6 anos?” à qual se obteve resposta. Face aos resultados obtidos, compreende-se que a mediação parental se expressa através da disponibilização dos meios digitais às crianças, através da implementação de medidas e regras sobre os usos, mas também através da própria perspetiva dos pais face aos meios digitais que impacta a sua ação para com eles, e também a participação conjunta entre pais e crianças na utilização dos dispositivos. Compreende-se também que em todas as famílias se verifica, ou já se verificou outrora, o papel de babysitter desempenhado pelos meios digitais, mesmo nas famílias que não reconhecem recorrer a essa prática. O babysitting expressa-se através da disponibilização dos meios digitais com intuito de entreter a criança, e atua sobre esta como um substituto temporário do papel parental.
Data do prémio18 jan. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Meios digitais
  • Mediação parental
  • Babysitting
  • Babysitters digitais
  • Pais
  • Crianças

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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