Diversidades (inter)culturais na prática clínica
: estudo comparativo da relação médico paciente em Portugal e França na consulta privada de medicina dentária

• Sandy Marques Morais (Aluno)

Tal como muitos outros profissionais, os médicos dentistas têm demonstrado uma vontade crescente de procurar novas oportunidades, exercendo a sua profissão fora do país de origem. Esta mobilidade progressiva torna necessário o conhecimento por parte dos médicos dentistas das diferenças (inter)-culturais na relação médico-paciente. A problemática subjacente ao tema de tese proposto leva-nos a reflectir sobre a existência de uma unidade cultural europeia na prática clinica, que ultrapassa as diversidades nacionais. Portugal e França poderão, pois, constituir exemplos possíveis dentro desta unidade. Através da observação de 40 consultas (amostra de 4 médicos dentistas – 2 franceses e 2 portugueses – e 10 consultas para cada médico), pretendemos verificar se as diversidades culturais próprias a cada país permanecem visíveis ao longo da consulta e se influenciam os aspectos socio-comunicacionais da prática clínica. Através da observação da abordagem linguística e comportamentalista do médico dentista e do paciente, determinamos as diferenças e semelhanças culturais na relação médico paciente em Portugal e em França. Da análise dos resultados, verificou-se a existência de semelhança linguística no discurso estabelecido entre médico e paciente, as diferenças culturais sendo mais visíveis na componente não verbal. Numa visão global, comprovou-se que os quatro médicos dentistas – independentemente da sua nacionalidade, género ou idade – demostraram-se competentes em estabelecer uma relação médico paciente eficiente. Nesta perspectiva, ultrapassam-se as culturas nacionais alcançando uma cultura profissional - a dos médicos dentistas. Conseguindo um consenso sobre a existência de uma unidade cultural europeia na prática clínica de Medicina Dentária para além de diversidades locais ou nacionais, pretendemos com este trabalho melhorar o conhecimento dos médicos dentistas e estudantes da área sobre a relevância da comunicação (inter)-cultural em saúde.
Data do prémio2013
SupervisorMaria Filomena Capucho (Supervisor)

• Mestrado em Medicina Dentária