Os académicos têm se focado em pesquisas sobre diversificação e gestão de topo. No entanto, os gestores intermédios têm recebido mais atenção devido à sua posição intermédia privilegiada nas organizações. Apesar disso, eles ainda estão associados ao papel de implementação e ainda pouco se sabe sobre outros papéis que possuem na estratégia. Além disso, a maioria das empresas está presente apenas numa só indústria. Assim, podem procurar diversificar para novas indústrias ou novas categorias de produtos dentro da mesma indústria. Este último é o caso da Aston Martin Lagonda que recentemente diversificou para novos segmentos sem presença prévia (segmentos de SUV e Mid-engine) exigindo o desenvolvimento de novos recursos e competências. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo compreender como a estratégia de diversificação afeta os gestores intermédios em termos de compreensão dos seus papéis, atividades e ferramentas utilizadas no processo de diversificação. Assim, procura-se demonstrar as suas atividades e a sua importância nesse processo sob a ótica da literatura Strategy as Practice, com foco na estratégia como algo que as pessoas fazem e não que pertence às organizações. Foram feitas entrevistas e comparações entre os novos segmentos e demonstrou-se a importância dos gestores intermédios presentes na formulação e execução da estratégia de diversificação. Para além disso, verificou-se que os seus papéis mudam conforme a diversificação é feita por meio de uma estratégia de desenvolvimento interna ou externa, tendo também grande contribuição no desenvolvimento de novas competências.
Data do prémio | 6 out. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ricardo Alexandre Morais (Supervisor) |
---|
- Diversificação
- Gestores intermédios
- Estudo de Caso
- Aston Martin
- Reino Unido
- Mestrado em Economia Empresarial
Diversification and middle managers practices: the case of Aston Martin’s new SUV and Mid-engine segments
Bastos, N. M. M. T. (Aluno). 6 out. 2022
Tese do aluno