Divulgar, comunicar e vender
: estudo de caso Shortcut

  • João Luís Navarro Gonçalves de Sousa Pereira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Actualmente, a eficácia da comunicação através das redes sociais é um fator com peso crescente nas empresas. No entanto, a inserção deste canal de comunicação em empresas a operar em mercados B2B não tem sido objeto de estudo de forma tão contundente como em empresas B2C. Deste modo, esta dissertação, para além de analisar o que já existe na literatura acerca do tópico em questão, tem como objetivo complementar a mesma com a parte prática do estágio curricular na Shortcut, empresa de consultoria e serviços de tecnologias de informação. A revisão de literatura teve como ponto de partida as estratégias existentes para melhorar a presença nas redes sociais. Assim, determinou-se ser necessária a definição de objetivos para as redes sociais, a análise da situação dos concorrentes nestas plataformas, a seleção de segmentos de consumidores, a produção de conteúdos específicos, assim como métricas de análise dos resultados. Concluiu-se que as estratégias devem ter um caráter cíclico, ou seja, devem implementar-se e analisar as suas métricas para perceber o que e o que não resulta, eliminando, posteriormente, as estratégias com resultados negativos, e melhorando as restantes. As conclusões retiradas da revisão de literatura foram aplicadas durante o período de estágio, para compreender os seus efeitos em contexto real. Foi possível verificar que os conteúdos de caráter informacional obtinham, tal como exposto pela literatura, uma maior interação e abrangência dos utilizadores de redes sociais do que os conteúdos de entretenimento no mercado B2B.
Data do prémio12 mai. 2017
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor)

Keywords

  • Social media
  • Redes sociais
  • Facebook
  • Linkedin
  • B2B

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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