Actualmente, a eficácia da comunicação através das redes sociais é um fator com peso crescente nas empresas. No entanto, a inserção deste canal de comunicação em empresas a operar em mercados B2B não tem sido objeto de estudo de forma tão contundente como em empresas B2C. Deste modo, esta dissertação, para além de analisar o que já existe na literatura acerca do tópico em questão, tem como objetivo complementar a mesma com a parte prática do estágio curricular na Shortcut, empresa de consultoria e serviços de tecnologias de informação. A revisão de literatura teve como ponto de partida as estratégias existentes para melhorar a presença nas redes sociais. Assim, determinou-se ser necessária a definição de objetivos para as redes sociais, a análise da situação dos concorrentes nestas plataformas, a seleção de segmentos de consumidores, a produção de conteúdos específicos, assim como métricas de análise dos resultados. Concluiu-se que as estratégias devem ter um caráter cíclico, ou seja, devem implementar-se e analisar as suas métricas para perceber o que e o que não resulta, eliminando, posteriormente, as estratégias com resultados negativos, e melhorando as restantes. As conclusões retiradas da revisão de literatura foram aplicadas durante o período de estágio, para compreender os seus efeitos em contexto real. Foi possível verificar que os conteúdos de caráter informacional obtinham, tal como exposto pela literatura, uma maior interação e abrangência dos utilizadores de redes sociais do que os conteúdos de entretenimento no mercado B2B.
Data do prémio | 12 mai. 2017 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Susana Silva (Supervisor) |
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- Redes sociais
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- B2B
Divulgar, comunicar e vender: estudo de caso Shortcut
Pereira, J. L. N. G. D. S. (Aluno). 12 mai. 2017
Tese do aluno