Do co-created green products have higher consumers’ trust than traditionally developed new green products?

  • Mariana Lacerda Vasconcelos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Atualmente, o mundo enfrenta vários desafios ambientais que requerem a urgente adoção de práticas ambientalmente amigáveis. Porém, a adoção de produtos verdes pelos consumidores está ainda abaixo do nível desejado. Uma razão é a falta de confiança nas alegações verdes dos produtos. A literatura sobre inovação mostra que a cocriação se baseia na confiança. Esta investigação analisa se a cocriação pode ser usada pelas empresas para aumentar a confiança nos produtos verdes, consequentemente levando a mais intenções de compra. Adicionalmente, testa onde os atributos verdes cocriados devem estar: na periferia do produto (i.e., embalagem) ou no núcleo do produto (i.e., ingredientes). Através de três projetos experimentais, os nossos resultados mostram que a confiança no produto não é relevante para a compra de produtos verdes. Contudo, para consumidores com uma atitude ambiental alta, a confiança (no verde e na funcionalidade) do produto explicam a preferência por um produto verde. Além disso, os resultados indicam que produtos verdes cocriados realçam a confiança no verde e funcionalidade quando comparados com internamente desenvolvidos, apontando para a relevância da cocriação em produtos verdes. Interessantemente, a confiança dos consumidores não diferiu quer os atributos verdes cocriados estivessem no periférico ou no núcleo do produto.Esta tese contribui para a literatura sobre novos produtos verdes cocriados e ajuda os gestores a entender que a cocriação pode ser uma solução para aumentar a confiança do consumidor e a procura por estes produtos.
Data do prémio25 jan. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor)

Keywords

  • Cocriação
  • Inovação
  • Produtos verdes
  • Confiança
  • Confiança na funcionalidade
  • Confiança no verde
  • Intenção de compra
  • Comportamento do consumidor

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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