Do consumers recognise and associate purpose with real brands?
: possible differences between leadership and sectors

• Adriana da Conceição Ventura (Aluno)

O impacto que as marcas pretendem deixar no mundo e na sociedade é cada vez mais valorizado pelos consumidores, pelo que as organizações têm uma preocupação crescente com o seu propósito e com a forma como o comunicam. No entanto, será que o propósito das marcas é claramente reconhecido pelos consumidores? Esta pesquisa pretende encontrar a resposta a esta pergunta e, para além disso, perceber as diferenças do reconhecimento tendo em consideração a posição de liderança das marcas no mercado, assim como, nos diferentes mercados. Com o principal objetivo de estudar estes tópicos, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, através de três inquéritos diferentes que foram partilhados online. Entre as principais descobertas, está o facto das marcas líderes não apresentarem maiores níveis de reconhecimento de propósito comparativamente com outras. Para além disso, este estudo permitiu também revelar a diferença do consumidor a nível afetivo e cognitivo, relativamente à importância atribuída ao propósito e ao seu reconhecimento. Esta investigação permitiu obter resultados que proporcionam orientações interessantes e de relevância para gestores de marketing de marcas e profissionais e investigadores da área, relativamente ao reconhecimento do propósito, por parte do consumidor, em diferentes setores e com diferentes níveis de posicionamento no mercado.
Data do prémio11 jul 2022
SupervisorPaulo Lencastre (Supervisor)