Perante o carácter multidisciplinar da Arte Contemporânea e a variedade de materiais pouco estáveis e não convencionais empregues nas obras, o conservador-restaurador é frequentemente confrontado com desafios que advêm da procura constante pelo desenvolvimento de novas conceções artísticas. Nesse sentido, a obra Radiologias (1979), do artista português Silvestre Pestana (1949, Funchal, Madeira), pertencente à coleção da Fundação de Serralves (Porto, Portugal), fruto do compromisso do artista para com as inovações tecnológicas, revelou-se um caso de estudo pertinente, uma vez que integra um sistema de iluminação composto por várias lâmpadas de halogénio tubulares que já não são fabricadas e comercializadas, assim como radiografias em progressivo estado de degradação. Por consequência, a presente dissertação visa definir e testar estratégias de conservação que permitam contornar a obsolescência tecnológica e a degradação das radiografias, sendo que, para tal, foi produzida documentação exaustiva e detalhada da obra e concebido um sistema de iluminação LED alternativo ao sistema original.
Data do prémio | 20 nov. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joana Teixeira (Supervisor) |
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- Arte contemporânea
- Conservação e restauro
- Documentação
- Obsolescência tecnológica
- Conservação de radiografias
- Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais
Documentação e intervenção de conservação e restauro da obra Radiologias (1979), de Silvestre Pestana: a obsolescência tecnológica e a conservação de radiografias
Lafuente, F. C. D. B. D. (Aluno). 20 nov. 2024
Tese do aluno