O objetivo desta tese é fazer uma análise crítica acerca das particularidades que constituem o campo dos filmes documentais no contexto da arte contemporânea. Para tal, várias abordagens estéticas e teóricas ao campo do documentário serão convocadas, de forma a responder ao seguinte: de que modo o filme documental e a arte contemporânea se relacionam entre si? Quais são os objetivos da autorreflexão e de que modo se aplica esta ideia na realização de filmes documentais? A partir da ideia de “documentalidade” de Hito Steyerl - descrita como tendo uma importância crucial para o desenvolvimento do filme documental, seja como forma de política governamental ou como posicionamento crítico de oposição - pergunta-se ainda: de que modo pode o conceito de documentalidade ser relevante para o estudo do documentário que reflete sobre si próprio? E, por fim, como é que a realização de filmes documentais questiona noções contemporâneas de documentalidade? Em suma, esta tese leva a cabo quatro tarefas distintas: primeiro, traça um percurso histórico que põe em perspetiva a ligação entre documentário e arte. Em segundo lugar, explora o modo como a prática e a teoria documentais se influenciam mutuamente e de que forma tal influência acaba por afetar as fronteiras da própria definição de filme documental. A terceira tarefa consiste num exercício de análise de filmes de Salomé Lamas, Jeremy Shaw e Louis Henderson, autores que experimentam os limites entre documentário e ficção. Através desta análise são identificadas diferentes estratégias como “paraestéticas”, no sentido em que os filmes não diluem estes limites, mas procuram antes desafiar as fronteiras entre ficção e documentário, forçando-os para lá do seu entendimento normativo. Por fim, a tese utiliza o conceito Steyerliano de documentalidade de forma a apreender as oscilações que existem, por um lado, entre o que constitui a prática documental convencional e, por outro, em que consiste o documentário enquanto atividade crítica. Efetivamente, a presente dissertação é uma investigação que segue dois sentidos essenciais: começa por tentar identificar o modo como os artistas contemporâneos trabalham o documentário e que estratégias aplicam ao fazê-lo, além de procurar, de seguida, apresentar as estratégias encontradas como algo que constitui uma documentalidade própria no contexto da arte contemporânea.
Data do prémio | 29 mar. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Isabel Capeloa Gil (Supervisor) & Frederik Tygstrup (Co-Orientador) |
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- Filme documental
- Arte contemporânea
- Documentalidade
- Paraestética
- Autorreflexão
- Paraficção
- Pós-verdade
- Globalização
- Doutoramento em Estudos de Cultura
Documentality in contemporary art: paraesthetic strategies in the works of Salomé Lamas, Jeremy Shaw and Louis Henderson
Magno, S. A. C. (Aluno). 29 mar. 2023
Tese do aluno