Documentality in contemporary art
: paraesthetic strategies in the works of Salomé Lamas, Jeremy Shaw and Louis Henderson

Tese do aluno

Resumo

O objetivo desta tese é fazer uma análise crítica acerca das particularidades que constituem o campo dos filmes documentais no contexto da arte contemporânea. Para tal, várias abordagens estéticas e teóricas ao campo do documentário serão convocadas, de forma a responder ao seguinte: de que modo o filme documental e a arte contemporânea se relacionam entre si? Quais são os objetivos da autorreflexão e de que modo se aplica esta ideia na realização de filmes documentais? A partir da ideia de “documentalidade” de Hito Steyerl - descrita como tendo uma importância crucial para o desenvolvimento do filme documental, seja como forma de política governamental ou como posicionamento crítico de oposição - pergunta-se ainda: de que modo pode o conceito de documentalidade ser relevante para o estudo do documentário que reflete sobre si próprio? E, por fim, como é que a realização de filmes documentais questiona noções contemporâneas de documentalidade? Em suma, esta tese leva a cabo quatro tarefas distintas: primeiro, traça um percurso histórico que põe em perspetiva a ligação entre documentário e arte. Em segundo lugar, explora o modo como a prática e a teoria documentais se influenciam mutuamente e de que forma tal influência acaba por afetar as fronteiras da própria definição de filme documental. A terceira tarefa consiste num exercício de análise de filmes de Salomé Lamas, Jeremy Shaw e Louis Henderson, autores que experimentam os limites entre documentário e ficção. Através desta análise são identificadas diferentes estratégias como “paraestéticas”, no sentido em que os filmes não diluem estes limites, mas procuram antes desafiar as fronteiras entre ficção e documentário, forçando-os para lá do seu entendimento normativo. Por fim, a tese utiliza o conceito Steyerliano de documentalidade de forma a apreender as oscilações que existem, por um lado, entre o que constitui a prática documental convencional e, por outro, em que consiste o documentário enquanto atividade crítica. Efetivamente, a presente dissertação é uma investigação que segue dois sentidos essenciais: começa por tentar identificar o modo como os artistas contemporâneos trabalham o documentário e que estratégias aplicam ao fazê-lo, além de procurar, de seguida, apresentar as estratégias encontradas como algo que constitui uma documentalidade própria no contexto da arte contemporânea.
Data do prémio29 mar. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIsabel Capeloa Gil (Supervisor) & Frederik Tygstrup (Co-Orientador)

Keywords

  • Filme documental
  • Arte contemporânea
  • Documentalidade
  • Paraestética
  • Autorreflexão
  • Paraficção
  • Pós-verdade
  • Globalização

Designação

  • Doutoramento em Estudos de Cultura

Citação

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