Does packaging influence the consumer?
: the effect of packaging design on consumers’ willingness to pay and the mediating role of brand image

• Sophie Leonie Taura Freiin Varnbüler von und zu Hemmingen (Aluno)

Desde que compras self-service foram introduzidas nos anos 50, e considerando o crescimento contínuo da variedade dos produtos, a concorrência nas lojas tem aumentado constantemente. 90% dos consumidores tomam uma decisão de compra sobre os produtos apenas avaliando as embalagens, enfatizando a importância do design e destacando o papel prominente da embalagem enquanto ferramenta de comunicação e marketing. Este estudo pretende identificar o impacto do design das embalagens no consumidor. A interação de elementos visuais e verbais no design é considerada a fim de indicar a sua influência na disposição de pagar dos consumidores e se a imagem de marca influi nesta relação. Foi realizado um estudo exploratório através de duas pesquisas online. Sendo a primeira para definir os estímulos utilizados no pesquisa principal. O modelo de investigação 2x2 da pesquisa principal atribuiu um dos quatro estímulos a cada participante, exibindo um produto de limpeza das mãos com elementos visuais e verbais bons e ruins na embalagem, respetivamente. Os resultados indicam que um design de embalagens atraente afeta positivamente a disposição de pagar dos consumidores e na imagem percebida da marca, uma descoberta importante para os comerciantes da indústria de bens de consumo. Além disso, os elementos visuais do design de embalagens têm um impacto mais forte na imagem de marca comparados aos elementos verbais. Por outro lado, os elementos visuais não acarretam um efeito significativo na disposição de pagar dos consumidores, em comparação com os elementos verbais do design de embalagens.
Data do prémio14 out. 2020
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)