Does the reliability of the intrinsic equity value estimates derived from a multiple-based model and three flow-based models differ?

• Pedro Filipe Gonçalves Rodrigues (Aluno)

A presente dissertação investiga o desempenho de um multiple-based valuation model e de três flow-based valuation models – dividend discount model, discounted cash flow model e residual income valuation model – na avaliação do capital próprio. Na análise são consideradas 2,856 observações de empresas públicas dos EUA entre 2005 e 2015. Cada observação é avaliada em tendência, precisão e explicabilidade utilizando t-tests, Wilcoxon sign-rank tests e regressões OLS. Contrariamente à literatura precedente, descubro que o multiple-based valuation model apresenta melhor desempenho em todas as medidas de avaliação, seguido pelo residual income valuation model, discounted cash flow e dividend discount model, respetivamente. Relativamente ao impacto do R&D no desempenho dos modelos, todos os modelos flow-based apresentam melhor desempenho ao avaliar empresas com baixo nível de R&D, enquanto que o modelo multiple-based detém melhor desempenho na avaliação de empresas com elevados investimentos de R&D. Não obstante, a ordem de desempenho dos modelos prevalece independentemente do teor de R&D. Para avaliar a robustez dos resultados perante as várias adversidades na implementação dos modelos, são realizadas análises de sensibilidade para o prémio de risco de mercado, taxa de crescimento, horizonte de previsão, método de seleção de empresas comparáveis e o cálculo do múltiplo de benchmark. A análise evidencia que a ordem de superioridade dos modelos é robusta a todas as variações, com exceção dos níveis mais baixos de prémio de risco de mercado, onde o modelo menos sensível, o DDM, supera os restantes modelos flow-based. Estas indagações são testadas na prática através da análise de dois relatórios sell-side de analistas para a empresa The Walt Disney Company. Em conformidade com a análise principal, os analistas preferem o modelo multiple-based para estimar o preço-alvo, contudo este parecer é baseado num caso individual, pelo que não deve ser generalizado. Para concluir, esta dissertação destaca a superioridade do modelo multiple-based perante todos os modelos flow-based na avaliação do valor do capital próprio numa economia moderna.
Data do prémio3 dez. 2021
SupervisorPaulo Alves (Supervisor)

• Modelos de avaliação de capital próprio
  • Comparação de desempenho