Does the use of Real Time Marketing (RTM) as brand content strategy on Instagram have an impact on social media engagement?
: an analysis for Portugal

Título traduzido da tese: O uso do Real Time Marketing (RTM) como uma estratégia de conteúdo de marca no Instagram tem impacto no engagement nas redes sociais? : uma análise para Portugal
  • Leonor Silva Sardinha (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente dissertação estuda o impacto que a utilização do Real Time Marketing (RTM), especificamente no Instagram, tem sobre o engagement nas redes sociais, focando-se no contexto português. Os estudos anteriores não são unânimes quanto aos efeitos do RTM, pelo que esta dissertação pretende aprofundar esta temática e explorar novas facetas do problema, através da análise de outras componentes que podem influenciar o desempenho do Real Time Marketing, como a presença da marca nos posts e os efeitos no sentimento dos comentários dos seguidores. A pesquisa realizada envolveu a recolha de 537 posts de contas de Instagram portuguesas de marcas listadas na lista da “Forbes’ Most Valuable Brands in the world”. No total, foram consideradas 10 marcas. Os resultados revelam que o Real Time Marketing tem um desempenho semelhante ao N-Real Time Marketing no que respeita ao engagement e ao sentimento dos comentários. Para além disso, a presença de marca nos posts de RTM não influência o engagement.
Data do prémio20 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniela Langaro (Supervisor)

Keywords

  • Real Time Marketing
  • Instagram
  • Engagement

Designação

  • Mestrado em Gestão Aplicada

Citação

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