Março 2016: a Domino’s era a segunda maior empresa de Pizza do mundo. Esta marca americana entrou em Junho 2015 em Portugal como parte da sua estratégia de expansão global, tendo como objetivo a longo prazo abrir mais de 100 lojas neste país europeu. A estratégia de divulgação da taxa de entrega da Domino’s foi decisiva na sua entrada de mercado e é central neste caso de estudo. A estratégia standard nos Estados Unidos da América era a seguinte: a Domino’s divulgava uma taxa de entrega fixa e prometia entregar em 30 minutos; se não cumprisse a promessa, o(a) cliente não teria de pagar esta taxa. Francis Hill (COO e CBDO no franqueado mestre da Domino’s em Portugal) foi responsável por decidir se adotaria a estratégia standard da marca ou se a adaptaria ao altamente fragmentado, maduro e quase saturado mercado português, onde a sua concorrência direta não divulgava esta taxa, e a competição era baseada num produto praticamente indiferenciável: Pizza. Factos e números da indústria, da Domino’s e do consumidor são apresentados neste caso a estudantes, para serem usados na análise quantitativa e qualitativa da situação. Juntamente com os apontamentos de ensino, este caso desafia o(a) leitor(a) a aplicar teorias de marketing relevantes e dados do caso para resolver o dilema da Domino’s.
Data do prémio | 19 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Gonçalves Marcos (Supervisor) |
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- Domino’s
- Pizza
- Portugal
- Divulgação de preço
- Entrada de mercado (tardia)
- Adaptação
- Estandardização
- Glocalização
- Estratégias de marketing global
- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
Domino's Pizza Portugal: a case study on the price disclosure strategy of a late entrant
Praxedes, S. G. S. F. (Aluno). 19 jul. 2016
Tese do aluno