Este estudo de caso é sobre a DrinkForFood - uma start-up alemã. A empresa vende vinhos e velas personalizados a estudantes finalistas do ensino secundário. Uma parte essencial do negócio é o seu impacto social. Por cada produto vendido, a DrinkForFood doa uma refeição a uma escola no Senegal. A empresa adquire o seu grupo-alvo através no WhatsApp e tem como objetivo criar uma relação estreita entre vendedor e comprador. Esta tática deve atenuar a incerteza de compra do consumidor. A empresa enfrenta o problema da dependência sazonal. As formaturas escolares na Alemanha decorrem entre maio e julho - o único período em que a DrinkForFood pode gerar receitas. Por conseguinte, a direção considera a possibilidade de diversificar as operações da empresa, visando novos mercados, grupos de clientes ou alargando a gama de produtos. No entanto, a implementação de estratégias de diversificação poderia perturbar as operações da DrinkForFood, diluir a imagem da marca e pôr em risco a sua rentabilidade. A dissertação inclui uma Revisão da Literatura de tópicos relevantes relacionados com as questões do Estudo de Caso, como o boca-a-boca, a sazonalidade e a diversificação das receitas. Também oferece uma Nota de Ensino para ajudar os professores nas discussões em sala de aula, analisando as implicações e os desafios das medidas de diversificação e a importância de marketing relacional.
Data do prémio | 16 out. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Magalhães Guedes (Supervisor) |
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- Diversificação
- Sazonalidade
- Fluxos de receitas
- Aquisição
- Confiança
- Marketing relacional
- Boca-a-boca
- Empreendedorismo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
DrinkForFood : to diversify or not to diversify : that is the question : a case study about a seasonal online retail start-up
Bothur, T. H. (Aluno). 16 out. 2023
Tese do aluno