DrinkForFood
: to diversify or not to diversify : that is the question : a case study about a seasonal online retail start-up

  • Thies Henning Bothur (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este estudo de caso é sobre a DrinkForFood - uma start-up alemã. A empresa vende vinhos e velas personalizados a estudantes finalistas do ensino secundário. Uma parte essencial do negócio é o seu impacto social. Por cada produto vendido, a DrinkForFood doa uma refeição a uma escola no Senegal. A empresa adquire o seu grupo-alvo através no WhatsApp e tem como objetivo criar uma relação estreita entre vendedor e comprador. Esta tática deve atenuar a incerteza de compra do consumidor. A empresa enfrenta o problema da dependência sazonal. As formaturas escolares na Alemanha decorrem entre maio e julho - o único período em que a DrinkForFood pode gerar receitas. Por conseguinte, a direção considera a possibilidade de diversificar as operações da empresa, visando novos mercados, grupos de clientes ou alargando a gama de produtos. No entanto, a implementação de estratégias de diversificação poderia perturbar as operações da DrinkForFood, diluir a imagem da marca e pôr em risco a sua rentabilidade. A dissertação inclui uma Revisão da Literatura de tópicos relevantes relacionados com as questões do Estudo de Caso, como o boca-a-boca, a sazonalidade e a diversificação das receitas. Também oferece uma Nota de Ensino para ajudar os professores nas discussões em sala de aula, analisando as implicações e os desafios das medidas de diversificação e a importância de marketing relacional.
Data do prémio16 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Magalhães Guedes (Supervisor)

Keywords

  • Diversificação
  • Sazonalidade
  • Fluxos de receitas
  • Aquisição
  • Confiança
  • Marketing relacional
  • Boca-a-boca
  • Empreendedorismo

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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