Driven by design
: the ecosystem of portuguese creative-fashion brands

  • Maria Margarida Leal Barona Barreiros (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A etiqueta “Made in Portugal” está na moda. A recente onda empreendedora de pequenas marcas locais, bem como o prestígio internacional da indústria têxtil, têm contribuído para a sua crescente valorização. Não obstante, a etiqueta “Designed in Portugal” não parece acompanhar este crescimento, ficando aquém em termos de alcance, notoriedade e valor acrescentado. Apesar de provas-dadas da qualidade do design de moda português, como a marca Marques'Almeida ter recebido recentemente o prestigiado prémio LVMH, o seu reconhecimento nacional e internacional continua a constituir um desafio para o crescimento e competitividade do setor de Moda-Creativa, para o qual talento emergente pode representar uma solução.O objetivo deste estudo exploratório é desenvolver uma análise abrangente dos atores e atividades que envolvem as Marcas de Moda-Criativa portuguesas, determinando os desafios e oportunidades que estas enfrentam para alcançar sucesso. Para estabelecer uma estrutura de análise clara, propõe que uma perspetiva de ecossistema seja aplicada sobre a indústria da Moda Criativa. Por meio de entrevistas a especialistas e jovens marcas de moda, reúne ainda insights relevantes e tira as devidas conclusões.Os resultados revelaram uma profunda polarização do setor, impulsionada pela insuficiente cooperação entre atores do ecossistema. Adicionalmente, os desafios identificados poderão ser superados se as marcas aproveitarem as oportunidades existentes, na condição de serem apoiadas por mudanças estruturais ao nível do ecossistema.Esta dissertação faculta às marcas e jovens designers, ou a qualquer parte interessada, uma visãoaprofundada do cenário da Moda-Criativa portuguesa, fornecendo também esclarecimentosestratégicos que os ajudarão a navegar nesta arena desconhecida.
Data do prémio17 out. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPascal Morand (Supervisor)

Keywords

  • Indústria da moda
  • Moda-criativa
  • Design de moda
  • Marcas emergentes
  • Ecossistema
  • Inovação

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'