Drivers and obstacles for implementing Industry 4.0 technologies

• John Wilhelm Detlof Bingsmark (Aluno)

O mundo está a passar pela Quarta Revolução Industrial, conhecida como Industry 4.0. Novas tecnologias baseadas em Internet of Things, Sistemas Cyberfísicos e Smart Factories estão a mudar a forma como vemos a indústria. Não obstante, devido à novidade destas tecnologias, não existe um código de boas-práticas que guie as empresas e a bibliografia deste tema é ainda limitada. Para completar a bibliografia e guiar a atuação das empresas, esta investigação tem como objetivo identificar os principais motivos e obstáculos à implementação de tecnologias Industry 4.0. Ao entrevistar cinco empresas de fabrico globais, identificámos 12 motivos e 13 obstáculos para a sua implementação:Motivos para a implementação de tecnologias Industry 4.0: Redução de custos, Aumento da qualidade, Incremento da eficiência operacional, Aumento da competitividade, Melhoria do produto, Melhoria das condições de trabalho, Aumento da atratividade do empregador, Incremento na receita e lucro, Prevenção contra interferências futuras, Liderança sábia e solidária, Diminuição do time-to-market e Produção em pequenos volumes.Obstáculos à implementação de tecnologias Industry 4.0: Sistemas legacy, Preocupação com cybersegurança, Dificuldade em atrair talento qualificado, Overload de opções, Treino e acompanhamento continuo, Pesado investimento, Constrangimentos legais, Favorecimento da forma de produção atual sobre ideias futuras, Falta de conhecimento e realização de benefícios, Falta de confiança, Falta de critérios, Dados para análise obsoletos, Falta de maturidade tecnológica.Estes resultados acrescentam valor à bibliografia atualmente existente sobre o assunto, elucidando também os gestores sobre o porquê de implementar tecnologias Industry 4.0 e sobre os desafios que poderão enfrentar se o fizerem.
Data do prémio20 out 2021
SupervisorFabienne Fel (Supervisor)

• Big data e análise de dados
  • Robôs autónomos